pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara homenageia os 30 anos do SBT

26 de setembro de 2011 - 21:42

Categorias

RenattodSousa
RenattodSousa

Em ritmo de festa que balança o coração, a Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira (26) uma sessão solene para celebrar os 30 anos de criação do Sistema Brasileiro de Televisão, ou, como é popularmente conhecido, SBT. A iniciativa da homenagem partiu do vereador Toninho Paiva (PR).

“Tomamos a iniciativa desta homenagem por tudo aquilo que o SBT fez pelo Brasil. Quem nunca passou uma tarde de domingo junto de sua família assistindo e se divertindo com o Programa Silvio Santos? O canal teve e tem programas que estão na história da gente. Prestar essa homenagem nada mais é do que um ato de justiça, disse o vereador proponente.

O canal, criado e dirigido por Silvio Santos, foi ao ar pela primeira vez em 19 de agosto de 1981, transmitindo ao vivo a solenidade de assinatura da concessão, realizada no Ministério das Comunicações, em Brasília. Determinado por lei a preencher 12 horas de programação diária, o SBT exibia no início filmes, desenhos, programas jornalísticos e o Programa Silvio Santos, que entrou para o recorde do Guiness Book como o programa mais antigo da tevê. 

Com uma proposta de apresentar atrações para as classes mais populares, a emissora cresceu gradativamente, conquistando espaço e credibilidade nas comunicações. A identidade da emissora foi construída por programas comandados por Flávio Cavalcanti, Hebe Camargo, Lolita Rodrigues, Airton Rodrigues, Jota Silvestre, Jacinto Figueira Jr. (o homem do sapato branco), Gugu Liberato e Ratinho.

Além disso, o canal também centrou esforços na programação infantil. Passaram pelo SBT personagens como Bozo, Vovó Mafalda, os apresentadores Sérgio Malandro, Angélica, Eliana e Mara Maravilha, e programas que se tornaram clássicos como Chaves e Chapolin. No jornalismo, se destacaram os nomes de Boris Casoy e Hermano Henning.

Em 1996, aconteceu a inauguração do conglomerado de estúdios com 231 mil m² em Osasco. O Complexo Anhanguera teve um investimento estimado em US$ 120 milhões. Além de uma área disponível para a cidade cenográfica, o Centro de Televisão (CDT) conta com oito estúdios, restaurantes, lanchonetes, café, salão de cabeleireiro, banca de jornal, ambulatório médico e odontológico, agência bancária e clube poliesportivo, entre outros serviços.

Atualmente, o SBT conta com 108 emissoras filiadas que cobrem cerca de 95% dos lares que possuem TV no país, alcançando cerca de 182 milhões de telespectadores com sua programação. O canal possui atualmente 14% da audiência da TV brasileira e 18,8% do bolo publicitário que é gasto com as emissoras de televisão.

Fizeram parte da mesa do evento o vereador proponente; o presidente da Câmara, vereador José Police Neto; Daniela Beirute, diretora artística do SBT; Guilherme Stoliar, presidente do Grupo Silvio Santos; José Roberto Maciel, vice-presidente do SBT; e Patrícia Abravanel, representando o casting artístico da emissora. Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Agnaldo Timóteo (PR) e Cláudio Fonseca (PPS).

(26/09/2011 21h42)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar