O médico psiquiatra Içami Tiba, falecido em agosto de 2015, foi homenageado pela Câmara Municipal em uma sessão solene realizada da noite desta segunda-feira (13/6). A iniciativa foi do vereador Mário Covas Neto (PSDB), que entregou o Título de Cidadão Paulistano in memoriam como reconhecimento ao seu trabalho.
Nascido em 1941, na cidade de Tapiraí, interior de São Paulo, Tiba foi um médico psiquiatra, psicodramatista, colunista e escritor de livros como “Quem Ama Educa”. Sempre tratou em suas publicações sobre educação, família e escola, além de realizar palestras sobre os temas no Brasil e no exterior. Foi professor em diversos cursos, criou a Teoria da Integração Relacional, que facilita o entendimento e a aplicação da psicologia por pais e educadores.
“Na vida profissional ele extrapolou todos os limites, tudo que ele poderia alcançar ele fez ao máximo, porque ele sempre pensava em deixar um legado de educação para o Brasil. Através de tantos livros, trinta e tantos livros, uma dedicação de todos os dias, ele era um orgulho para todos nós. Uma vida muito bonita mesmo”, destacou a esposa, Maria Anatércia Tiba.
Para a família, o Titulo representa a honra do reconhecimento dos paulistanos pela obra e legado de Tiba. “Ele sempre falou que não gostaria de ser só mais um professor ou palestrante, ele queria atingir cada família, cada professor, cada criança. Era esse o objetivo dele, passar a linguagem do médico terapeuta para todos os públicos. E acho que isso explica o sucesso que ele conseguiu, traduzindo isso para as pessoas. Então, ter esse reconhecimento da sociedade agora, para a gente, é uma honra, porque ele conseguiu materializar o que era o sonho dele através do trabalho”, disse a filha, Luciana.
“Para mim é uma honra poder ser o proponente de homenagem e presidir esta sessão solene que dá o devido reconhecimento a Içami Tiba como cidadão paulistano, por todo seu legado e contribuições à nossa sociedade”, ressaltou o vereador Mario Covas Neto.
Prestigiou a solenidade, além de parentes e amigos do homenageado, o vereador Quito Formiga (PSDB) e o empresário João Dória Jr.