Em Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (12/12), o atual presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, Renato Ishikawa, recebeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. A honraria, outorgada pela Câmara Municipal de São Paulo e proposta pelo vereador Aurélio Nomura (PSDB), foi entregue em cerimônia ocorrida na sede do Bunkyo – que também sedia o Museu da Imigração Japonesa -, no bairro da Liberdade.
Nascido em Paraguaçu Paulista (SP), Renato Ishikawa é bacharel e técnico em contabilidade. Filho de imigrantes japoneses, morou durante a infância em diversas cidades do interior do Estado, antes de se estabelecer na capital. Além de presidir a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, se notabilizou por atuar no setor de telecomunicações, imobiliário e agronegócios. Ainda esteve à frente da gestão do Hospital Japonês Santa Cruz, no qual também se destacou.
O extenso currículo de serviços prestados por Ishikawa à comunidade nipo-brasileira, inclusive, foi a justificativa para as homenagens. “Ele colocou o Bunkyo dentro de um padrão internacional. E, para você ter uma ideia, por várias vezes ele foi convidado para falar em nome dos descendentes japoneses no Japão com a presença do imperador. Existe uma reunião de todos aqueles descendentes japoneses uma vez por ano no Japão e ele, por várias vezes, é a pessoa escolhida para falar em nome de todos os descendentes. Aí você vê a figura que ele tem”, pontuou o vereador Aurélio Nomura.
Homenageado da noite, Renato Ishikawa agradeceu as honrarias. “Para mim. que fui agraciado com algumas comendas, inclusive do governo do Japão, este tem um grande significado. Eu tenho que agradecer o vereador Aurélio Nomura por essa dupla homenagem que eu recebi. Em 2020, em fevereiro, um pouco antes da pandemia, fui agraciado como Cidadão Paulistano, foi uma grande alegria naquela época e hoje, também coincidentemente no dia 12, estou recebendo a grande Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. Eu não sei se mereço tudo isso, mas fico muito, muito feliz e honrado”, declarou Ishikawa em entrevista à Rede Câmara SP.
Presente à Sessão Solene, o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, exaltou a importância do homenageado no fortalecimento das relações socioeconômicas entre Brasil e Japão. “O Diploma de Gratidão e entrega da Medalha Anchieta é uma cristalização de Ishikawa-san, que dedicou muito tempo ao desenvolvimento entre Brasil e Japão, ao mesmo tempo mantendo uma transmissão da cultura japonesa aos amigos do Brasil. Então, o papel de Ishikawa-san é muito grande. Espero que com esse bom ritmo, possamos continuar o trabalho. E, novamente, quero expressar minha profunda gratidão a Ishikawa-san e também o felicito”, destacou Shimizu.
Diversas personalidades nipo-brasileiras presentes na Sessão Solene também falaram da importância e do legado de Ishikawa. “Gostaríamos de parabenizar Renato Ishikawa, porque temos muita cooperação, colaboração e projetos com Bunkyo, que vêm de longa data. Recentemente, durante a pandemia, muitas entidades nikkei sofreram com os débitos da pandemia, mas colaboramos para melhorar a situação dessas entidades, inclusive Bunkyo”, disse Reiko Kawamura, representante da Jica, sigla em inglês para Agência de Cooperação Internacional do Japão.
“Ele realmente contribui para o fortalecimento dos laços entre Brasil e Japão. Ele, como presidente de Bunkyo, sempre participava dos eventos entre Brasil e Japão”, ressaltou Yuki Kodera, presidente da Câmara de Comércio de Indústria Japonesa no Brasil.
“O que ele tem contribuído, é um trabalho público, voluntário, especialmente às entidades nipo-brasileiras. E eu, como presidente do Hospital Japonês Santa Cruz, onde ele foi nosso presidente por mais de 10 anos e hoje preside o conselho deliberativo, digo que todos nós do hospital devemos muita gratidão a tudo que ele fez e continua fazendo pelo Hospital Japonês Santa Cruz, pois tem ajudado nos momentos mais difíceis, cruciais”, afirmou o neurocirurgião Koshiro Nishikuni, presidente do Hospital Japonês Santa Cruz.
“Hoje a comunidade nikkei brasileira está em festa por estar presente a esse reconhecimento da cidade de São Paulo a um dos seus filhos mais ilustres. O doutor Renato Ishikawa, além de ser um empresário e um empreendedor de muito sucesso, é uma pessoa de coração generoso, porque ele está presente em todas as obras beneméritas e sociais”, comentou Massami Uyeda, ex-ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
“O trabalho que o doutor Renato desenvolve aqui na nossa instituição é muito importante. Ele conseguiu revitalizar a entidade, tem mantido o contato até com o exterior. Ele viaja frequentemente ao Japão para manter a comunidade brasileira no Japão, ele está apoiando também esse grupo de brasileiros – já são quase 300 mil brasileiros no Japão. Então, esse reconhecimento da Medalha Anchieta, para nós, é algo extraordinário”, disse Roberto Nishio, presidente da Fundação Kunito Miyasaka e 1º vice-presidente do Bunkyo.
“Acho que a homenagem não podia ter sido mais acertada. Eu conheço o doutor Renato em várias esferas, já o entrevistei como jornalista, sou colega dele no conselho da Japan House, frequento o Bunkyo, que ele preside, além dele ter sido presidente do Hospital Santa Cruz. Em todos esses setores é incrível a energia que testemunhamos, a doação que ele se permite fazer a esses lugares em que ele trabalha, sempre voluntariamente, sempre incansavelmente e sempre com esse incrível sorriso, esse bom humor que ele tem”, frisou a jornalista Thaís Oyama.
O álbum completo de fotos da Sessão Solene pode ser conferido no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP