Comemorada no dia 20 a 27 de agosto, a ‘Semana do Maçom’ foi lembrada na Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (20/8). Diversos representantes da comunidade maçônica lotaram as dependências do auditório Prestes Maia para acompanhar a solenidade proposta pelo vereador Rodolpho Despachante (PHS).
Além das lojas maçônicas, os vereadores Aníbal de Freitas (PSDB), Ari Friedenbach (PROS), Eliseu Gabriel (PSB), Mário Covas Neto (PSDB) e Valdecir Cabrabom (PTB) também receberam diplomas de homenagem.
“Essa entidade reúne uma série de pessoas de bem, bem intencionadas, que tem como princípio a fraternidade, a igualdade, a ajuda ao próximo. A conscientização de entender o que é a pátria, o que é você e respeitar os valores em uma comunidade. A maçonaria, assim como outras entidades, é superimportante nas suas atividades e ela tem uma série de atuações nem sempre divulgadas, porque não é o propósito dela fazer propaganda disso”, explicou Covas.
“A maçonaria tem uma importância histórica no Brasil, desde a sua independência. Sempre participou de movimentos políticos e na grande maioria das vezes de forma apartidária. Existe aqui uma união de vereadores maçons, de vários partidos, e é muito importante essa participação da maçonaria na política”, afirmou Friedenbach.
O Past Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Salim Zugaib, explicou que inúmeras atividades são realizadas durante a semana do maçom. “Hoje tivemos um almoço grande e festivo, a Assembleia Legislativa também fará uma homenagem à comunidade e, além disso, todos os municípios do Estado de São Paulo onde exista uma loja maçônica estarão comemorando este dia”, contou.
Em nome da ARLS Primeiro de Janeiro 113, agradecemos à Câmara Municipal de São Paulo pela homenagem prestada.