Além da abertura, foram eleitos o presidente e o vice-presidente da Comissão
A Câmara Municipal de São Paulo instalou nesta quinta-feira (27/6) a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente. O colegiado será formado por cinco vereadores, que irão discutir políticas públicas relacionadas à área de estudo.
Além do vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), autor da proposta que criou a Comissão, farão parte do colegiado os vereadores Aurélio Nomura (PSD), Marlon Luz (MDB) e Alessandro Guedes (PT) e Celso Giannazi (PSOL).
Na tarde de hoje, foram eleitos o presidente e o vice-presidente. Com quatro votos favoráveis, o vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) foi eleito para estar à frente dos trabalhos. Já a vice-presidência será ocupada pelo vereador Aurélio Nomura (PSD), que também recebeu quatro votos a favor. O vereador Celso Giannazi (PSOL) não registrou presença.
De acordo com Sansão Pereira, a Comissão terá entre as finalidades analisar e propor soluções inteligentes e sustentáveis para beneficiar a população da capital paulista. “Os trabalhos serão importantíssimos, porque vamos avaliar desde o laboratório de dados – de como saem das secretarias e como chegam na ponta, nas pessoas. Vamos verificar se verdadeiramente as empresas de tecnologia, se os laboratórios de dados estão trazendo resultados”.
O vereador Aurélio Nomura também destacou a importância que a Comissão terá para a cidade. “Estamos chegando a um momento de nos aprofundarmos um pouco mais nessas altas tecnologias do IA (Inteligência Artificial). É muito importante que possamos implantar na nossa cidade”.
Integrante da Comissão, o vereador Marlon Luz se colocou à disposição para contribuir com os estudos. “Tenho certeza que São Paulo é uma das cidades mais inovadoras e tecnológicas da América Latina. Vamos trabalhar juntos nessa Comissão para que tenhamos um desenvolvimento ainda maior”.
O vereador Alessandro Guedes, outro parlamentar que fará parte da Comissão, destacou que a criação do colegiado “é importante e desafiadora para a nossa cidade pelos problemas que enfrentamos diariamente aqui”.
Na reunião desta quarta, os parlamentares aprovaram um requerimento. O documento, protocolado pelo vereador Aurélio Nomura, formaliza o termo de cooperação técnica entre a Câmara Municipal de São Paulo e a Fundação Vanzolini. O objetivo da parceria é promover em conjunto projetos e programas de inovação, tecnologia e de desenvolvimento sustentável.
Reuniões
As reuniões da Comissão vão acontecer a cada 15 dias, às quartas-feiras, das 13 horas às 14 horas. O primeiro encontro está marcado para o dia 7 de agosto, logo após o recesso parlamentar.
A reunião de instalação da Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente está disponível neste link.