pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comentários

Celso Campos dos Santos

Uma triste realidade do centro histórico da capital.

A criação de uma CPI para investigar os roubos de cabos e fios na cidade de São Paulo é de extrema importância, pois esse tipo de crime tem um impacto significativo nas atividades do município. A perda de cabos e fios prejudica o fornecimento de energia elétrica, o funcionamento de semáforos e sistemas de telecomunicações, além de afetar serviços essenciais como hospitais e escolas.

Além disso, os prejuízos financeiros causados por esses crimes são enormes, tanto para as empresas de serviços públicos quanto para os contribuintes, que acabam pagando mais caro pelas tarifas. Uma CPI poderia investigar as causas desses roubos, identificar os responsáveis e propor soluções para coibir esses crimes.

Dessa forma, a criação de uma CPI para investigar os roubos de cabos e fios em São Paulo pode contribuir significativamente para melhorar a qualidade de vida da população e garantir o bom funcionamento das atividades do município.

Osni+Pandori

Grande iniciativa dos nobres vereadoras gostaria que fosse incluída a Cptm e o metrô pois essas empresas sofrem muito danos por esse crime. Essa iniciativa foi tomada a alguns anos atrás quando o Cel Camilo era o Secretário de Segurança mas o grande esclarecedor seria os ferros velhos que revendem esse produto do furto..

Contribuições encerradas.

Câmara instala CPI para investigar furto de fios e cabos de cobre na capital paulista

Por: CAROL FLORES
DA REDAÇÃO

20 de abril de 2023 - 14:41
André Bueno | REDE CÂMARA SP

Nesta quinta-feira (20/4), foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Furtos de Fios e Cabos na capital paulista. Na primeira reunião, o colegiado elegeu o vereador Aurélio Nomura (PSDB) como presidente da Comissão e o vereador Eli Corrêa (UNIÃO) como vice-presidente. Já a relatoria ficará a cargo do proponente da CPI, vereador Coronel Salles (PSD). Os vereadores Thammy Miranda (PL) e Hélio Rodrigues (PT) compõem como membros.

O presidente Aurélio Nomura explicou que o objetivo da Comissão é analisar os furtos dos cabos e fios no município. “O objetivo da CPI é analisar essa questão do furto de cabos e fios de cobre que há tempos vem atingindo a nossa cidade. A mobilidade urbana vira e mexe sofre com faróis sem funcionamento, metrôs e trens também sofrem devido aos furtos de cabos e fios de cobre”, explicou.

Neste primeiro encontro, os vereadores definiram que os trabalhos serão realizados quinzenalmente às quintas-feiras, às 10 horas. Também foi aprovado um requerimento de autoria do relator, que convida os responsáveis técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Ilume (atual SP Regula Iluminação Pública) e da concessionária Enel para falarem sobre os impactos que os furtos causam. Ainda no mesmo documento o vereador Coronel Salles convidou o delegado diretor do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), Fabio Pinheiro, para participar como convidado.

“Convidamos os representantes dessas empresas para entendermos o tamanho do problema que é causado pelos furtos de cabos como prejuízo ao erário”, disse o relator que ainda questionou “Será que quando há a substituição desses materiais furtados impacta na conta para a população?”.

Segundo o relator, a Comissão também irá analisar o caminho que o material furtado percorre e elaborará proposição de alteração de legislação com relação ao comércio de fios e cabos de cobre. “Vamos analisar as áreas que eles poderão atuar e vamos expedir alvará para esse tipo de mercado para ter um controle mais robusto desse mercado”, destacou.

Estiveram presentes na reunião, que pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo, os vereadores Aurélio Nomura (PSDB), Coronel Salles (PSD), Eli Corrêa (UNIÃO), Hélio Rodrigues (PT) e Thammy Miranda (PL).

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar