Após o período de recesso parlamentar, a Câmara Municipal de São Paulo retomou o trabalho das sessões plenárias na tarde desta quarta-feira (1/2). Uma das metas da Casa para 2023 é manter na pauta de votação projetos que atendam às necessidades da população mais carente da cidade. O primeiro dia das atividades legislativas no Plenário também marcou o início de uma nova composição de vereadores. Quatro parlamentares foram empossados hoje.
Presidente da Câmara
Por meio das redes sociais, o presidente da Câmara, o vereador Milton Leite (UNIÃO), falou sobre a retomada dos trabalhos do Legislativo municipal. “É importante nós retornarmos, porque a Câmara tem que prestar serviço à sociedade. Os senhores vereadores foram eleitos para isso, para legislar, discutir e destravar as pautas e as atividades da Prefeitura”.
O chefe do Parlamento paulistano também afirmou que para 2023 a Casa continuará empenhada em discutir e votar projetos em prol da população paulistana, especialmente para as pessoas mais carentes. “Vamos trabalhar em favor da população que mais necessita”.
Posse de novos vereadores
Na abertura da sessão foram lidos os documentos dos vereadores Delegado Palumbo (MDB), Erika Hilton (PSOL), Felipe Becari (UNIÃO) e Juliana Cardoso (PT), que pediram a extinção dos respectivos mandatos. Os parlamentares deixam a Casa para tomarem posse como deputados federais.
No lugar de Becari foi empossado o primeiro suplente de vereador José Police Neto (PSD), que após assumir a cadeira pediu licença da função para integrar a equipe da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação a convite do governo paulista. Para o lugar de Police, entra o segundo suplente de vereador Marcelo Vieira Salles – o Coronel Salles (PSD), que fez a leitura do compromisso de posse nesta tarde.
“Estou muito entusiasmado em cuidar da nossa cidade e das pessoas”, disse Coronel Salles, que destacou qual será a prioridade do mandato dele. “Segurança pública é fundamental, é princípio. Sem segurança pública, pouco se progride”.
Já na vaga do vereador Alfredinho (PT), licenciado da Câmara por tempo indeterminado para assumir como suplente de deputado federal, tomou posse na Sessão Plenária desta quarta-feira o suplente de vereador Manoel Del Rio (PT).
“Vamos trabalhar para superar os imensos desafios que temos na nossa cidade e defender políticas públicas para aqueles que mais precisam, como para as áreas da moradia, da saúde e da educação”, afirmou Del Rio, que pretende ainda trabalhar em projetos sanitários e que gerem o primeiro emprego para jovens.
Eleito deputado federal, o vereador Delegado Palumbo (MDB) também deixou o Parlamento paulistano. Para ocupar a cadeira dele chega o vereador Francisco Nunes Sobrinho – o Dr. Nunes Peixeiro (MDB), que leu o compromisso de posse da tribuna do Plenário 1º de Maio.
“A expectativa é trabalhar bastante para que possamos dar uma resposta positiva para as pessoas que confiaram em nós”, afirmou Dr. Nunes, que assume uma cadeira de vereador na capital paulista pela primeira vez.
Mudança ainda na composição da bancada do PSOL. Na vaga da parlamentar Erika Hilton (PSOL), eleita deputada federal, foi empossada hoje a suplente de vereadora Jussara Basso (PSOL).
“Estamos com vários estudos e pretendemos desenvolver diversos projetos, mas principalmente neste momento queremos participar da discussão do Plano Diretor. É o plano estratégico da cidade, que traz muitos elementos dos quais vamos colocar força no debate”, falou Jussara, que também quer trabalhar por mais habitação social na cidade.
Com a extinção do mandato da vereadora Juliana Cardoso (PT), que também se elegeu deputada federal, assumiu a função o vereador Reis (PT), que já havia tomado posse no início do ano.
Tribuna Livre
Depois que os novos vereadores foram empossados, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (UNIÃO), passou a presidência do Plenário para o 2º vice-presidente da Casa, o vereador André Santos (REPUBLICANOS).
André Santos conduziu o debate aberto para vereadores, que se manifestaram sobre temas de livre escolha por até cinco minutos. Mais de 15 parlamentares aproveitaram o espaço para discursar. Cultura, habitação, povos indígenas, chuvas de verão, combate à intolerância, segurança pública, privatização e Orçamento estão entre alguns dos assuntos tratados nesta tarde.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quinta-feira (2/2), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Assista à íntegra da Sessão Plenária desta quarta-feira.