A Defesa Civil se distingue pela sua missão de prestar socorro às vítimas de desastres, minimizando os danos causados pelas catástrofes. Desde 8 de dezembro, com o recorde de chuvas, a instituição tem multiplicado esforços para salvar vidas e dar assistência às vítimas dos estragos.
O Dia da Defesa Civil é comemorado desde 1992, por conta da Lei 11.235, de autoria do vereador Kamia (DEM) e a Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (22/02), sessão solene para celebrar a data. A iniciativa é dos vereadores Kamia e Marco Aurélio Cunha (DEM), que presidiu a solenidade.
“Não precisa dizer o que nós vimos nesse período difícil lá na Zona Leste, no Jardim Pantanal, do empenho das pessoas em função dos desabrigados, das enchentes, dos deslizamentos. A Defesa Civil é aquela que dá o suporte quando nós não sabemos bem o que fazer mais. São pessoas treinadas sabendo lidar com pessoas, animais e sentimentos”, enfatiza Marco Aurélio.
“Realmente a cidade de São Paulo tem muitos problemas com enchentes, desmoronamentos e essas pessoas têm trabalhado diuturnamente e o fazem por amor”, salienta Kamia.
A mesa da cerimônia foi composta pelos vereadores Kamia e Marco Aurélio, além do secretário municipal da Segurança Urbana, Edson Ortega; do Coronel Jair Paca de Lima, coordenador municipal da Defesa Civil; do Coronel PM Luiz Massao Kita, coordenador estadual da Defesa Civil e secretário-chefe da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo; e do Coronel PM Luiz Humberto Navarro, comandante do Corpo de Bombeiros.
|