“Crescestes junto a São Paulo / Acompanhou seu sucesso / Colaborou com a Lapa/ Fortaleceu seu sucesso”, diz o Hino do Nacional Atlético Clube, que completou em 2009 90 anos de vida social e recreativa. Em comemoração à data, a Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (06/04), sessão solene de iniciativa do vereador Toninho Paiva (PR).
Atletas do futebol amador, associados, torcedores, dirigentes do ex-São Paulo Railway prestigiaram o evento, durante o qual foram homenageadas personalidades como Alexandre Wellington, Nicolau Alayom, Moacyr Boscardin, Aureliano Santiago (estes quatro últimos in memoriam); Rafael Martinelli, Ayrton Santiago, presidente do clube, e a Torcida Almanac.
De origem ferroviária, o clube, cujo carro-chefe é o futebol, foi campeão da terceira edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior e atualmente se encontra na disputa da série A3.
“É uma data marcante na cidade, porque o Nacional representa uma história aqui. É um clube que tem revelado grandes jogadores no futebol, haja vista que poderia citar dois ou três: o Deco, que hoje está no Chelsea, na Inglaterra; o Caê, hoje no Borussia da França; e o Magrão, com passagem pelo Corinthians. É um clube que tem uma tradição muito grande. Na situação em que os clubes vivem hoje, poder fazer uma homenagem para um clube é muito gratificante, para que a gente possa dizer que o Legislativo dessa cidade não esquece aqueles que levam o divertimento e o lazer”, acentuou o vereador Toninho Paiva à nossa reportagem.
“O vereador Toninho Paiva é amigo nosso de mais de quatro décadas e sempre esteve ligado a nós. É uma data muito importante para nós e para a cidade de São Paulo, porque é um clube que sempre colaborou e colabora com ela”, declara o presidente do Nacional, Ayrton Franco Santiago. “A gente atua, na nossa parte social, com as comunidades carentes da região, junto com a Federação Paulista de Futebol e a Prefeitura de São Paulo. No futebol, revelamos uma série de jogadores, como o Deco, o Dodô e o Magrão”, continua.
“A bola é tudo para o esportista. Quem é jogador sabe o quanto é gostoso ver a bola pingando. O Nacional está ensinando a rapaziada. Que ninguém se meta a querer mexer com o que é do Nacional”, sentenciou o lendário Rafael Martinelli, o associado mais antigo do clube, ex-presidente da Federação Nacional dos Ferroviários, cuja vida será contada em livro do jornalista Ivan Torraca.
Compuseram a Mesa da solenidade o vereador Toninho Paiva, o vereador Jooji Hato (PMDB); Ayrton Franco Santiago; o 1º vice-presidente, Edson Gallo; o 2º vice-presidente, José Roberto Aguirre; Rafael Martinelli; Américo Calandrielo Jr., vice-presidente para Futebol Amador da Federação Paulista de Futebol, representando o presidente em exercício da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos; o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Márcio Spina; o presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, Coronel Marcos Marinho; e Jorge Abicalam, do Sindicato das Associações de Futebol Profissional.
|