pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara Municipal comemora 90 anos do Nacional Atlético Clube

6 de abril de 2009 - 09:44

Categorias

RenattodSousa
Nacional Clube 90 anos
Rafael Martinelli (na foto, de perfil) é o decano dos associados do Nacional

 

 

“Crescestes junto a São Paulo / Acompanhou seu sucesso / Colaborou com a Lapa/ Fortaleceu seu sucesso”, diz o Hino do Nacional Atlético Clube, que completou em 2009 90 anos de vida social e recreativa. Em comemoração à data, a Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (06/04), sessão solene de iniciativa do vereador Toninho Paiva (PR).
 
Atletas do futebol amador, associados, torcedores, dirigentes do ex-São Paulo Railway prestigiaram o evento, durante o qual foram homenageadas personalidades como Alexandre Wellington, Nicolau Alayom, Moacyr Boscardin, Aureliano Santiago (estes quatro últimos in memoriam); Rafael Martinelli, Ayrton Santiago, presidente do clube, e a Torcida Almanac.
 
De origem ferroviária, o clube, cujo carro-chefe é o futebol, foi campeão da terceira edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior e atualmente se encontra na disputa da série A3.
 
“É uma data marcante na cidade, porque o Nacional representa uma história aqui. É um clube que tem revelado grandes jogadores no futebol, haja vista que poderia citar dois ou três: o Deco, que hoje está no Chelsea, na Inglaterra; o Caê, hoje no Borussia da França; e o Magrão, com passagem pelo Corinthians. É um clube que tem uma tradição muito grande. Na situação em que os clubes vivem hoje, poder fazer uma homenagem para um clube é muito gratificante, para que a gente possa dizer que o Legislativo dessa cidade não esquece aqueles que levam o divertimento e o lazer”, acentuou o vereador Toninho Paiva à nossa reportagem.
 
“O vereador Toninho Paiva é amigo nosso de mais de quatro décadas e sempre esteve ligado a nós. É uma data muito importante para nós e para a cidade de São Paulo, porque é um clube que sempre colaborou e colabora com ela”, declara o presidente do Nacional, Ayrton Franco Santiago. “A gente atua, na nossa parte social, com as comunidades carentes da região, junto com a Federação Paulista de Futebol e a Prefeitura de São Paulo. No futebol, revelamos uma série de jogadores, como o Deco, o Dodô e o Magrão”, continua.
 
“A bola é tudo para o esportista. Quem é jogador sabe o quanto é gostoso ver a bola pingando. O Nacional está ensinando a rapaziada. Que ninguém se meta a querer mexer com o que é do Nacional”, sentenciou o lendário Rafael Martinelli, o associado mais antigo do clube, ex-presidente da Federação Nacional dos Ferroviários, cuja vida será contada em livro do jornalista Ivan Torraca.
 
Compuseram a Mesa da solenidade o vereador Toninho Paiva, o vereador Jooji Hato (PMDB); Ayrton Franco Santiago; o 1º vice-presidente, Edson Gallo; o 2º vice-presidente, José Roberto Aguirre; Rafael Martinelli; Américo Calandrielo Jr., vice-presidente para Futebol Amador da Federação Paulista de Futebol, representando o presidente em exercício da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos; o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Márcio Spina; o presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, Coronel Marcos Marinho; e Jorge Abicalam, do Sindicato das Associações de Futebol Profissional.

Imagens para download:
RenattodSousa
Nacional Clube 90 anos
História do Nacional foi resgatada pelos oradores
RenattodSousa
Nacional Clube 90 anos
Rafael Martinelli

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar