A Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Adolfo Quintas (PSDB), realizou sessão solene para comemorar o Dia do Policial Militar Portador de Deficiência e para entregar a Medalha Eterno (a) Guerreiro (a) a homenageados, entre eles, o PM Tomás Alves Cangerana, o médico Flávio J. de Paulo, o PM Rodrigo de Oliveira e o PM Tércio Bispo Molica.
“Se não fossem os senhores que estão nos prestigiando hoje, não teríamos conseguido chegar onde chegamos”, discursou o Sargento Élcio Inocente, presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP).
“Numa cidade tão grande como São Paulo, por mais que os governantes façam pela acessibilidade, eu me pergunto por que que quando a gente vai pra fora do país a gente vê cidades tão acessíveis, especialmente nos Estados Unidos? Aprendi que ali eles fabricaram uma indústria das pessoas com deficiência: pessoas [que combateram em guerras] eram tratadas como heróis de guerra. Mas a Polícia Militar também está numa guerra urbana permanente. Eu vejo a grande importância de uma comemoração como essa para parabenizar todos os policiais militares e a Associação. Por mais que a gente faça [pela questão da acessibilidade], a gente precisa ainda fazer muito”, salientou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário.
“Percebi e senti o ideal do Sargento Élcio e da diretoria da Associação. Meu pai se aposentou como primeiro sargento da Força Pública, meu tio era militar. Quem constrói e nos dá a segurança no Estado de São Paulo é a Polícia Militar. A Associação precisa de muito investimento e do apoio dos parlamentares e das Secretarias, seja ela estadual ou municipal”, declarou o vereador Adolfo Quintas.
Compuseram a mesa da solenidade, conduzida pelo vereador Quintas, o vereador Jamil Murad (PCdoB), a vereadora Mara Gabrilli (PSDB); o deputado federal Dimas Ramalho; os deputados estaduais Major Olímpio, Luis Carlos Gondim e Fernando Capez; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Álvaro Batista Camilo; o subcomandante geral da PM, Cel. Danilo Antão Fernandes; o Cel. Marcos Roberto Chaves da Silva, comandante da região central; a secretária estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Lina Rizzo Battistela; o secretário Marcos Belizário; o Cel. PM Juiz Fernando Pereira, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; e o sargento Élcio Inocente, presidente da APMDFESP.
|