O Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, nascido na cidade de Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo. Considerado um grande palhaço e tendo como destaque suas criatividade cômica e habilidade como ginasta e equilibrista, seus contemporâneos o consideravam como ‘o pai de todos do circo’. Piolin chegou a ser homenageado na Semana de Arte Moderna, em 1922, como o maior artista popular do Brasil. Em 1931, o escritor Mário de Andrade dedicou uma crônica só para o palhaço, por seu encantamento com a arte do circo.
Reconhecendo a arte desses profissionais, a Câmara Municipal, por meio do vereador Agnaldo Timóteo (PR), celebrou a data, nesta quinta-feira (26/03), no Salão Nobre.
“Quando tinha 12 anos, era comum o circo se instalar em minha cidade, em Caratinga, Minas Gerais. Eu cantava nos circos, por isso tenho uma identidade com a arte que já que vem há quase 60 anos… é muito tempo. Meus colaboradores sugeriram essa homenagem ao circo e achei maravilhoso”, comentou Timóteo.
Para o vereador Floriano Pesaro (PSDB) o circo faz parte da história de sua vida. “Sou apaixonado pelo circo, desde criança frequentei os espetáculos. O circo está aí, está vivo, não está em decadência. Essa solenidade é uma demonstração do prestígio que é o circo; essa poderosa ferramenta de desenvolvimento humano e psicológica, especialmente para as crianças e os adolescentes”, disse.
A solenidade também contou com a participação da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Alda Marco Antonio. Ela descreveu passagens de sua vida relacionadas com a arte circense. “Uma semana antes de tomar posse na Secretaria do Menor, no governo Quércia, em 1987, houve o caso de um suposto delito de uma criança, que apanhou de um adulto e morreu em frente ao Largo de São Francisco. Isso me desafiou a propor políticas para tirar crianças da rua. E me questionei como fazer isso? Como fazer uma criança descobrir um mundo tão fascinante quanto ao da rua? E descobri que o circo era a ferramenta mais atraente que poderia existir. Criamos o circo-escola, que foi um sucesso. Ali pude perceber como essas pessoas são os melhores educadores para vida que eu já vi. Com os estudos, o aprendizado das artes, do teatro, da cultura e da música essas crianças levam um ensinamento para a vida toda”,
No evento foram homenageadas as seguintes personalidades: o palhaço do Circo Espacial, Pingolé; o empresário circense Beto Carreiro (in memoriam); o artista e mestre de circo, Maranhão; e a pesquisadora e historiadora Verônica Tamaoki.
Compuseram a mesa da solenidade os vereadores Floriano Pesaro, Agnaldo Timóteo e Jamil Murad (PC do B); a vice-presidente da União Brasileira de Circos Itinerantes, Marlene Querubim; o presidente da União Brasileira de Circos Itinerantes, Wladimir Spernega; o presidente da Associação Brasileira de Circo, Camilo Torres; o diretor do Sindicato dos Artistas, Iremar Melo; e a vice-prefeita Alda Marco Antonio
|