Repórteres fotográficos de ontem e de hoje confraternizaram na quarta-feira (14/10) na Câmara Municipal de São Paulo. O Legislativo paulistano e o vereador Aurélio Miguel (PR) realizaram solenidade para comemorar o Dia do Repórter Fotográfico. A categoria foi homenageada na pessoa de quatro profissionais: Flávio Florido, Nelson Elias, Rolando de Freitas e Paulo Bravos, este último in memoriam. “Se não houvesse esse segmento, nós não teríamos as revistas, os diários e grandes jornais que sempre têm uma foto maravilhosa estampada que por si só já fala. É muito importante homenagear esse segmento”, destaca Aurélio Miguel.
Paulo Bravos foi representado por sua família, faleceu recentemente devido a complicações decorrentes de um acidente de bicicleta. Nessa altura, trabalhava no Diário de S.Paulo.
O veterano Rolando de Freitas debutou no fotojornalismo em 1954, no jornal Última Hora. Aposentou-se em 1991, quando estava em O Estado de S.Paulo.
Nelson Elias começou nos jornais A Hora (de Denner Médici) e O Esporte (de Lido Piccinini), com passagens também pela Última Hora e pela Folha de S.Paulo. É vice-presidente da Associação dos Jornalistas Profissionais Aposentados do Estado de São Paulo.
“A gente sempre está nessa busca: tenta mudar a conscientização das pessoas para que elas tenham um melhor conhecimento e não aceitar as coisas como somente são”, enfatiza Flávio Florido, editor de fotografia do UOL e ex-Folha.
“É muito bom ver uma categoria profissional que lembra de seus pares. Desde aqueles que já se foram, dos que estão aposentados e daqueles que estão no auge de suas carreiras. É muito importante essa atitude e por isso mesmo é que apoio e seguirei apoiando essa iniciativa da ARFOC”, finaliza Miguel.
Compuseram a mesa da solenidade, presidida pelo vereador, o diretor da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinegrafistas do Estado de São Paulo (ARFOC), Eugênio Goulart; o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, José Augusto Camargo; e Amadeu Mêmolo, presidente da Associação dos Jornalistas Profissionais Aposentados do Estado de São Paulo.
|