pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara Municipal cria Comitê Civil Contra Coronavírus

Por: MARIANE MANSUIDO
HOME OFFICE

26 de março de 2020 - 15:41

Esta semana, a Câmara Municipal de São Paulo criou o Comitê Civil Contra o Coronavírus, órgão institucional do Legislativo paulistano composto por vereadores, empresas e entidades da sociedade civil.

A finalidade é conscientizar a população sobre o Covid-19 e colaborar com os órgãos de saúde no combate à doença.

A iniciativa é similar ao trabalho realizado pelo Comitê Civil contra a Dengue, criado na epidemia da doença na capital em 2003 e 2004. Na ocasião, houve a participação de 400 entidades da sociedade civil, além do Poder Público, para mobilizar os moradores e combater o criadouro do mosquito.

Desta vez, o comitê é voltado às ações práticas contra o coronavírus. “Já contamos com mais de 150 parceiros, com muita capilaridade na cidade”, informou o vereador Gilberto Natalini (PV), que propôs a criação do comitê na Câmara Municipal. “Todos estão divulgando o banner com dicas de prevenção e sintomas, e o comitê está apoiando algumas campanhas de solidariedade, como arrecadação de alimentos para a população carente e de insumos para os profissionais da saúde”, explicou Natalini.

AÇÕES CONTRA O COVID-19

Uma das campanhas apoiadas pelo Comitê Civil Contra o Coronavírus é a da Associação Popular de Saúde, que está arrecadando alimentos para a população mais carente.

Outra mobilização é a da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que coordena 17 hospitais públicos pelo Brasil, e que busca ajuda para conseguir materiais e equipamentos para garantir a proteção dos profissionais de saúde e atendimento aos infectados pelo Covid-19.

O comitê também encaminhou ofício ao ministro da Saúde e secretários municipal e estadual, solicitando atenção especial aos profissionais de saúde, que são a linha de frente de combate à doença.

Entre os parceiros do comitê, estão:

A Arquidiocese de São Paulo

OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo)

ACSP (Associação Comercial do Estado de São Paulo)

APM (Associação Paulista de Medicina)

Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)

Seconci (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo)

FISESP (Federação Israelita do Estado de São Paulo)

NABEM (Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes), entre outros.

Para mais informações sobre o trabalho do Comitê Civil contra o Coronavírus, basta entrar em contato pelo número (11) 3396-5301.

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar