A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira (7/12) uma sessão solene para comemorar o Dia do Palhaço. Durante o evento, 13 artistas foram homenageados pelo trabalho que realizam na televisão e nos circos.
Responsável pelo personagem Bananinha, do programa A Praça É Nossa, exibido pelo SBT, Marcelo Beny iniciou sua carreira ainda na infância e ficou emocionado com a homenagem. “Estou representando os profissionais que trabalham no circo e esse evento faz com que a nossa atividade seja reconhecida como arte e seja respeitado”, explicou.
O apresentador do SBT Luis Ricardo foi homenageado durante a solenidade da Câmara por ter interpretado por uma década o palhaço Bozo. “Sou da quarta geração do circo e essa é a primeira homenagem que recebo. O Bozo deixou um legado e acho que precisamos de mais palhaços na televisão”, declarou.
O palhaço Xuxu, interpretado por Franco Alves Monteiro, pediu mais investimento do interesse público para a categoria. “Falta interesse público e apoio para que possamos montar o circo e fazer nosso trabalho”, contou Monteiro, que falou sobre a importância de ter sido homenageado. “Estou feliz com o reconhecimento do meu trabalho”, acrescentou.
O presidente da Abracirco (Associação Brasileira do Circo), Camilo Torres, parabenizou a Câmara pelo evento. “O circo está sempre na pauta e essa homenagem estimula os artistas circenses e ajuda a valorizar o nosso trabalho. Ser promovido pelo legislativo é uma maneira de fazer com que o tema esteja sempre em discussão pelos políticos e que eles pensem em políticas públicas voltadas para esse tipo de arte”, declarou.
A homenagem ao Dia do Palhaço é um evento realizado em uma iniciativa do vereador Toninho Paiva (PR). “Queremos resgatar essa tradição e a figura do palhaço por meio dessa homenagem para que essa cultura tão importante seja valorizada”, disse.
Os alunos da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Quintino Bocaiuva, da zona leste, acompanharam e se divertiram com a sessão solene.
Faltou o Eduardo dos Reis, o Atchim e Carlos Alberto de Oliveira, o Espirro falarem sobre a carreira de seus 30 anos com passagens pela rádio e televisão.