29 de outubro é o Dia do Cerimonialista. Para comemorar a data, a Câmara Municipal de São Paulo e o Comitê Nacional do Cerimonial Público realizaram sessão solene, nesta quinta-feira (29/10), por iniciativa do presidente da Casa, vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR), e da Mesa Diretora.
Os cerimonialistas, que por definição zelam pelo cumprimento do protocolo das solenidades, esperam a aprovação do projeto de lei do deputado federal Arnaldo Faria de Sá que regulamentará a profissão. “Hoje é dia de festa, não é dia de reclamar. Passamos momentos de angústia pela procura em ter uma profissão. Como disse anteontem um deputado na Assembléia Legislativa de Goiás, numa homenagem que recebemos: ‘Para você ver a importância do cerimonialista e só você tirá-los dessa sessão solene e vai todo mundo bater cabeça.’ É verdade”, salientou o presidente do Comitê Nacional do Cerimonial Público, José Afonso Carrijo de Andrade.
Em entrevista à nossa reportagem, a presidente da sessão, vereadora Sandra Tadeu (DEM) realçou a importância do Cerimonial: “As pessoas talvez não dêem importância ao cerimonialista. Mas se formos estudar os primórdios, eles já vêm da China, do tempo antigo: nas cerimônias de luto, já tinha um rito a ser seguido. O cerimonialista organiza onde se colocar a bandeira, a postura das mesas, como é que vamos organizar o evento – isso dá um aconchego ao evento. Nesse meu primeiro ano de mandato, tive uma acolhida extremamente calorosa dessas meninas que trabalham no Cerimonial da Casa. É um trabalho essencial. Eles fazem com que o evento se torne extremamente agradável. Estaremos lutando – no que a gente puder fazer aqui – para que seja regulamentada essa profissão.”
Durante a solenidade foram homenageadas autoridades, entre outras, como José Afonso Carrijo de Andrade; a presidente da OAB-Mulher seção de São Paulo, Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho; e os deputados Arnaldo Faria de Sá e Arnaldo Jardim (autor do projeto que institui o Dia do Cerimonialista em nível nacional), além de apoiadores dos eventos como a coordenadora do Restaurante-Escola da Câmara Municipal, Teresa Suplicy (representada por seu filho, Rodrigo Suplicy), a Vinícola Salton e o Buffet Arquitetura de Alimentos. Também receberam homenagens “amigos dos Cerimonialistas” como a chefe do Cerimonial da Assembléia Legislativa de São Paulo, Maria Cristina das Dores, e equipe; o jornalista e colunista César Neto e o mestre de cerimônias José Antônio Fragoso.
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Antonio Carlos Rodrigues, também foi homenageado “pelo decreto municipal do Dia do Cerimonialista e apoio constante” ao trabalho do cerimonialista. A distinção foi entregue à vereadora Sandra Tadeu.
Na oportunidade, foi lançado o livro Os 3 B’s do Cerimonial: Introdução às Normas do Cerimonial Público Brasileiro, de Carlos Takahashi, chefe do Cerimonial da Prefeitura de São Paulo. A sessão solene foi apresentada pelos mestres de cerimônia Antônio Carlos Vieira Jr. e pela chefe do Cerimonial da Casa, Cecília de Arruda.
Compuseram a mesa da solenidade a vereadora Sandra Tadeu; o vereador Agnaldo Timóteo (PR); José Afonso Carrijo de Andrade; Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho; Cláudia Matarazzo, chefe do Cerimonial do governo do Estado de São Paulo; Brasília de Arruda Botelho, presidente do Conselho Consultivo do Comitê Nacional do Cerimonial Público; Carlos Takahashi; e Maria Cláudia Alves Guimarães, diretora da Representação de São Paulo do Comitê Nacional.
|