A Câmara Municipal de São Paulo homenageou nesta segunda-feira (09/03) os 46 anos de imigração coreana e os 50 anos de estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Coreia, no Plenário Primeiro de Maio. A iniciativa partiu do vereador Toninho Paiva (PR).
A mesa da cerimônia foi composta por Paiva; pelo vereador Ushitaro Kamia (DEM); pelo cônsul geral da Coreia em São Paulo, Soon Tae Kim; pelo presidente da Associação Brasileira dos Coreanos, Dong Soo Park; pelo deputado federal William Woo; e pelo juiz federal Luiz Gustavo Neves.
Personalidades da colônia e pioneiros da imigração como Jae Kwon Yang, Joong Han Cho, Chang Deuk Kim e Kuk Jin Han, foram homenageados com diploma de gratidão da cidade de São Paulo
“Ao propormos esta solenidade, somamos o propósito de aqui reunir inclusive os seus descendentes com a finalidade de melhor conhecer seus costumes e a contribuição para o desenvolvimento do Brasil”, assinalou o vereador Toninho Paiva, que também ressaltou o destaque e o empreendedorismo dos coreanos em setores como a indústria automotiva, tecnologia, confecções, turismo e em esportes como golfe e taekwondo.
“Enfatizo a bandeira coreana, símbolo do ideal de viver em harmonia com o universo e acentuar o sentimento de fraternidade e a flor da Coreia, o hibisco da Síria, que simboliza a resistência de um povo sofrido, mas vencedor, pois quando tudo estava destruído, ela – a flor – e ele – povo coreano – continuaram lá firmes em meio ao caos”, finalizou Paiva.
“Hoje os coreanos conseguiram transformar o Bom Retiro num polo de moda feminina. Em novembro passado a comunidade arrecadou dividendos para os desabrigados em conseqüência dos alagamentos em Santa Catarina. E nosso comércio bilateral espera atingir 10 bilhões de dólares em área de vendas ainda este ano”, lembrou o cônsul Soon Tae Kim, ao relacionar algumas conquistas da comunidade.
“Este ano vai ser de comemorações”, recordou em seu pronunciamento o deputado William Woo, ao lembrar que em 2009 tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quanto o governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab vão visitar a Coreia. “Espero que o Brasil possa colaborar com a união das duas Coreias”, disse ainda.
Durante a sessão solene, houve performance de seis crianças (dança de marionetes, Kok-du Kak-si). Jovens com roupas típicas apresentaram também uma dança folclórica de tambores (Buk-chum).
|