A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira (21/06) solenidade para celebrar o Dia do Handebol, esporte que foi introduzido no país por imigrantes alemães, no começo dos anos 30.
“É um esporte que cresce dia a dia não só em São Paulo, mas no país. O esporte é de força e de garra, até pelo seu símbolo que é um leão. A origem do handebol é na Alemanha. São 45 clubes filiados à Federação Paulista de Handebol, além de 4000 atletas. Tudo que o handebol tem conquistado até agora também se deve à grande administração do grande esportista que é o presidente da Federação, Fabio Lazzari”, assinala o vereador Toninho Paiva (PR), proponente da sessão solene.
O presidente da Federação (criada em 1940) e idealizador da Taça São Paulo, Fabio Lazzari, também homenageou o vereador Paiva.
Atletas e técnicas de equipes de handebol, como a do Esporte Clube Pinheiros, foram homenageadas. O Pinheiros foi o maior campeão do ano passado entre todas as categorias. O Troféu Leão de Ouro foi outorgado aos atletas de destaque do campeonato de 2009 em todas as categorias.
O handebol ganhou impulso, quando o MEC implantou o esporte como modalidade das competições estudantis e universitárias do país, em 1971.
Duas iniciativas legais de Toninho Paiva apoiam o handebol, uma que declara de utilidade pública a Federação Paulista de Handebol e a outra que oficializa o Hino do Handebol.
Também prestigiaram a solenidade e a premiação o vice-presidente da Federação, Wilson Bugarib; Rodrigo Moreira, representando o secretário dos Esportes de Angra dos Reis; o diretor do canal por assinatura ESPN Brasil, Carlos Eduardo Maluf; Vicente Conaluga, assessor do presidente da Federação Paulista de Voleibol, Renato Pêra; o presidente do Tribunal de Justiça do Handebol, Heraldo Luiz Panhoca; e o professor José de Souza Teixeira.
|