Nesta segunda-feira (22/03), por iniciativa do vereador Celso Jatene (PTB), a Câmara Municipal comemorou em sessão solene o Dia do Acupunturista, Terapeuta Natural, Naturopata, Massoperapeuta e Quiropraxista.
Os profissionais das terapias orientais reiteraram a inconformidade da categoria com o PL do Ato Médico, em tramitação no Congresso Nacional, que define a área de atuação, as atividades privativas e os cargos privativos dos médicos. Representantes dessa classe tem peregrinado a Brasília e procurado os parlamentares na luta pela rejeição da proposta.
“Não só os acupunturistas e massoterapeutas, mas todos os profissionais da área da saúde estão enfrentando o mesmo problema com o Ato Médico. Com ele, estaremos prejudicando toda a população do Brasil”, critica o presidente do Sindicato dos Acupunturistas e Terapias Orientais do Estado de São Paulo (SATOSP), Odair Sabioni.
Outra reivindicação e sonho antigo da categoria é a criação dos Conselhos Regional e Federal de Massoterapia.
“A união faz a nossa categoria cada vez mais forte. A terapia não tem um nome específico, tem especialidades, mas todos fazem parte do mesmo clã. Nem sempre o médico tem a preparação para definir que tipo de terapia mais adequada o cliente tem que fazer”, acrescenta o coordenador do curso de Naturopatia da Escola Humaniversidade Holística, Fernando Moura Garcia.
O vereador Jatene fez um histórico da luta pela implantação das terapias naturais no serviço municipal de saúde da cidade de São Paulo. “Infelizmente, não conseguimos conquistar nem a regulamentação nem a implantação, mas não vamos desistir dessa luta. A gente parte do princípio que as pessoas de menor poder aquisitivo têm direito também de acesso a esse tipo de tratamento. Pela primeira vez, a gente fez essa comemoração no Salão Nobre, que é mais aconchegante”, avalia.
Alunos de escolas como o Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas (CEATA) e Escola Oriental de Massagem e Acupuntura (EOMA) também prestigiaram a cerimônia.
Compuseram a mesa o vereador Jatene, que a presidiu; o presidente do Grupo Oriental de Massagem e Acupuntura, Tadamassa Yamada; Odair Sabioni; o presidente da Federação Nacional da Acupuntura, Quiropraxia, Do In e Moxabustão, Wu Tou Kwang; e a representante dos Naturopatas, Diana Preem.
|