JELDEAN SILVEIRA
A Câmara Municipal de São Paulo foi convidada a integrar a agenda internacional da cidade através de parcerias do Legislativo com a Prefeitura em atuações no cenário de relações internacionais e também da Participação da Câmara nos debates com as Casas legislativas dos 39 municípios da região Metropolitana de São Paulo.
O convite partiu do Secretario Municipal de Relações Internacionais e Federativas, Vicente Trevas, que participou de uma reunião com o presidente da Câmara, vereador Donato (PT), na tarde desta segunda-feira (13/7). Para o secretário a experiência do parlamento de gestão da cidade e na discussão de projetos como o PDE (Plano Diretor Estratégico) e Zoneamento, pode contribuir para a troca informações as outras Casas Legislativas da America do Sul.
Entre os projetos conjuntos, o da prefeitura com a CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) que realiza colóquios sul-americanos que discutem as cidades do MERCOSUL . “Em novembro nossa cidade irá presidir o conjunto da rede de cidades que fazem parte do MERCOSUL, essa rede completará agora 20 anos. E sugeri ao Presidente Donato que nesta reunião com os prefeitos e gestores das principais cidades seja integrada as Câmaras Municipais desses países para ouvirmos as experiências. Nós queremos envolver os parlamentos das cidades nessa agenda de cooperação sul-americana e na cooperação internacional”, disse Trevas.
O secretário também resaltou a importância da representação da Câmara de São Paulo na construção do PDM (Plano Diretor Metropolitano) que deve ser construído. “Queremos começar a construir o Estatuto das Metrópoles, esclarecer este marco regulatório que pede que cada região tenha o seu PDM. Então os vereadores paulistanos que fazem parte da maior Câmara do país também devem ser envolvidos nesse processo de construção futura do PDM”, destacou.
Para o presidente Donato é fundamental que a Câmara de São Paulo participe destas discussões apresentadas pelo secretário, tanto para apresentar a experiência adquirida nos debates sobre diversos temas da cidade quanto para a troca de ideias com outras Casas. “Outro aspecto importante é o debate sobre a região metropolitana. É importante que o planejamento de cada prefeitura tenha o mínimo de integração para que tenhamos cidades mais bem planejadas e com serviço público melhor em toda região metropolitana”, destacou.