A Sala Oscar Pedroso Horta, da Câmara Municipal de São Paulo, deu lugar nesta quinta-feira (24/06) à solenidade de lançamento da Associação pela Saúde da Próstata. A iniciativa é do vereador Gilberto Natalini (PSDB). A cerimônia é realizada também pela Sociedade Brasileira de Urologia, FUNDESP Fundação Esperança e Fundação Anna Maria Lins de Camargo.
A associação terá como missão difundir a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata e fornecer informações sobre opções de tratamento e apoio para recuperar a qualidade de vida de pacientes e familiares. Realizará, portanto, campanhas educativas e de conscientização.
“As doenças da próstata são muito significativas porque são muito incidentes na população masculina. A criação de uma associação de leigos para se preocupar com a problemática dessas doenças é muito importante. Porque a medicina sozinha faz até certo ponto, uma parte apenas, tem que haver a conscientização e participação das pessoas”, pondera o vereador Natalini.
Acredita-se que em 2010 serão diagnosticados 52.000 casos de câncer de próstata, ou seja, 54 casos a cada 100.000 homens. A próstata é uma glândula masculina que produz substâncias que integram o sêmen e nutrem os espermatozóides. Localiza-se logo abaixo da bexiga e na frente do reto que envolve a uretra, canal que expele a urina da bexiga.
“Já que o câncer na próstata está associado à idade, ao aumentar a população mais velha, os problemas vão aumentar exponencialmente”, acredita o presidente da nova instituição, Evaldo Engler.
Ao final do lançamento, Natalini e Engler subscreveram protocolo de intenções entre a Associação pela Saúde da Próstata e a Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo. O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, prestigiou o ato de lançamento da Associação.
|