pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara Municipal participou ativamente da Campanha pelas Diretas

Por: - DA REDAÇÃO

31 de janeiro de 2018 - 09:31

Categorias

A Câmara Municipal de São Paulo (CMSP)  apoiou a luta popular pelas eleições diretas e a volta da democracia em 1984. Vereadores e funcionários participaram de várias formas.

Em 29 de fevereiro de 1984 foi instalado o Comitê Pró-Diretas da Câmara, com a participação dos vereadores Marcos Mendonça, Edson Simões e Jooji Hato (PMDB), Albertino Nobre e Mário Noda (PTB), Luíza Erundina, Irede Cardoso e Tereza Lajolo (PT).

A bancada do Partido Democrático Social (PDS), que apoiava o governo do general João Figueiredo, foi convidada a indicar um membro, mas recusou. Uma das iniciativas desse grupo e de outros vereadores foi criar no térreo da sede do Legislativo Paulistano (Palácio Anchieta) um palanque para que todos os cidadãos pudessem expressar suas opiniões: a Tribuna Livre das Diretas.

A tentativa de voltar às diretas fracassou, pois a eleição presidencial de janeiro de 1985 ainda foi realizada por intermédio do colégio eleitoral. Contudo, a Campanha das Diretas foi decisiva para o fim da ditadura militar no Brasil.

Para saber mais detalhes, acesse o Centro de Memória e conheça mais sobre a história paulistana.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar