pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara Municipal recebe encontro de jornalistas e hackers

29 de janeiro de 2013 - 23:59

Categorias

 

{youtube}dzpS2UUcypI&rel=0|560|315|{/youtube}

 

A Câmara Municipal recebeu na noite desta terça-feira (29) o primeiro encontro do ano do grupo de trabalho HacksHackers, que teve como objetivo discutir ideias e propostas para o ano de 2013. O encontro foi promovido pelo vereador José Police Neto (PSD).

No ano passado, o grupo — que une jornalistas e programadores — também participou da Hackathon, maratona hacker promovida pela Câmara que premiou os melhores aplicativos criados para facilitar a leitura dos Dados Abertos da Câmara.

Gustavo Faleiros, integrante do HacksHackers, explicou que o hacker é um profissional multidisciplinar que domina as linguagens de programação e que pode usar as capacidades para gerar um bem público, como por exemplo a análise de um banco de dados da Câmara Municipal.

A reunião também contou com palestra da jornalista Adriana Garcia, da Agência Reuters de notícias, atualmente bolsista da Knight Fellow, na Universidade de Stanford, Califórnia.

Adriana falou sobre as novas formas de financiamento da reportagem jornalística e da necessidade de fazer com que os jornalistas sejam mais empreendedores diante das novas tecnologias que se apresentam diariamente, buscando parcerias com especialistas de outras áreas.

Meu projeto em Stanford consiste em criar uma plataforma para garantir que a mensagem jornalística continue existindo, e que a profissão de jornalista seja reforçada com as novas tecnologias, como smartphones e Ipads, afinal todo mundo estará lendo notícias nesses locais.

Segundo a especialista, é necessário criar modelos de serviços e empresas que cultivem jovens leitores nas plataformas que estão surgindo e que ainda vão surgir.  Daqui a pouco, pode ser que estejamos lendo notícias em camisetas, não é?, questionou. Precisamos ter uma mente aberta, uma cultura empreendedora e atitude positiva para reinventar aquilo que a Internet, de certa forma, quebrou.

(29/01/2013 21h51) 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar