Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara Municipal recebe reunião sobre Censo 2020

3 de outubro de 2019 - 17:00

Categorias

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou na manhã desta sexta-feira (4/10), na Câmara Municipal de São Paulo, uma Reunião Municipal de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020. A iniciativa de trazer o evento para a Câmara, contudo, foi da presidência da Casa.

O IBGE tem realizado encontros nos municípios para esclarecer autoridades e munícipes sobre o trabalho de coleta de informações que acontecerá no ano que vem em todo o país. As pesquisas do Censo 2020 começarão a ser feitas em agosto, com previsão de duração de três meses.

Será uma força tarefa dos recenseadores em busca de informações em cada um dos quase 6 mil municípios brasileiros. Uma operação onde a tecnologia será uma ferramenta fundamental e que deve gerar vagas de emprego temporárias.

É o que garante o coordenador administrativo do IBGE-SP, Eric Daniele. “O IBGE na época do censo é o maior empregador do país. A gente contrata por volta de 234 mil pessoas. E no estado de São Paulo, nós teremos 46 mil pessoas, aproximadamente. Destas, 12 mil apenas na cidade de São Paulo. Não é só uma fonte de renda, mas uma experiência de trabalho. Uma experiência muito rica, portanto. Mas não é preciso ter nenhuma especialização, as vagas são de nível médio. A gente faz toda cadeia de treinamentos e oferece todo o suporte”, disse o coordenador.

O censo demográfico 2020 faz parte do calendário de atividades do IBGE, órgão governamental que determina os principais parâmetros para que o governo pense e execute políticas públicas.

Para Francisco Garrido Barcia, coordenador geral do IBGE-SP é importante saber o que mudou no país depois de dez anos. “O último censo foi realizado em 2010. Estamos há uma década dessa última grande realização. E nessa década nós tivemos profundas mudanças no país, nos municípios e na vida de todos os cidadãos brasileiros. Ele é necessário, portanto, para que a gente possa entregar um retrato fiel. Para que as políticas públicas sejam monitoradas, realizadas da forma melhor, com o melhor aproveitamento dos recursos públicos”, avaliou Francisco.

Censo 2020 e gestão

Cleide Bauab Eid Bochixio, secretária-adjunta de Gestão da Prefeitura, comentou sobre o papel do Censo 2020 para o desenvolvimento de uma gestão mais eficiente. “É um retrato do país, é um retrato do município. No caso de São Paulo, o que o IBGE nos traz é de fundamental importância para a inspiração das políticas públicas que possam ser desenvolvidas”, disse Cleide.

Carla Marcondes, chefe de gabinete do presidente da CMSP, também acredita na força do Censo. “É um evento de grande importância para o país e, através dos dados, dessas informações, é que a gente cria a identidade do nosso país. Portanto, para a gente é uma honra poder sediar esse evento”, comentou Carla.

Nesta primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo demográfico 2020 foram divulgadas informações sobre os questionários presenciais ou pela internet. Além disso, também os mecanismos de abordagem das entrevistas.

O coordenador técnico do IBGE-SP, Vando da Paz Nascimento, explicou como funcionam as entrevistas. “[O IBGE] Percorre todos os domicílios. Toda a população que reside no domicílio, mesmo que seja o domicílio mais simples, ela é recenseada. O IBGE pega informações a fim de conhecer as características do domicílio. Tamanho das famílias, relações de parentesco, nupcialidade, educação, trabalho e rendimento, por exemplo. Então são várias informações relevantes para o planejamento da sociedade”, afirmou Vando. Ele ainda garante que todo o processo é seguro. “O IBGE tem uma tradição de garantir o sigilo. A gente é responsabilizado, inclusive, por legislação. Então temos uma tradição de garantir o sigilo da população e que esses dados não sejam mal utilizados”, finalizou, o coordenador técnico.

Confira na reportagem da TV CÂMARA SP:

ELYZ MARINA
DA TV CÂMARA SP 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar