A Câmara Municipal de São Paulo realizou na noite desta quarta-feira (21/1), no Salão Nobre do Palácio Anchieta, uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Rotary Clube, criado em 1905 com o objetivo de reunir profissionais de diferentes setores para interagir, fortalecer vínculos e ajudar diferentes comunidades.
Promovida pelo vereador Gilson Barreto (PSDB), a solenidade destacou a importância dos serviços de desenvolvimento social prestados pela associação, principalmente no município.
“É um reconhecimento a uma instituição de profissionais do mundo todo que realiza trabalhos benevolentes. A poliomielite no mundo, por exemplo, é erradicada pela Fundação Rotária. Esse é um trabalho muito importante e que deve ser valorizado”, afirma o vereador.
O Dia do Rotary passou a integrar o calendário oficial do município conforme a Lei 9.976, de 4 de outubro de 1985, de autoria do ex-vereador Alfredo Martins. Desde então, a Câmara realiza este evento.
Para o diretor do Rotary Internacional, José Alfredo Pretoni, o tributo realizado dentro da Casa tem um significado a mais. “Essa celebração, na realidade, passa a ser um reconhecimento dos vereadores àquilo que os rotarianos e Rotarys Clubes fazem aqui na cidade de São Paulo. São nossos representantes homenageando nosso trabalho e, sem dúvida, isso é muito importante no mundo rotário e extra rotário”, afirma.
Com condecorações pela nobre causa de servir, Doris Pittigliani Pestana, governadora do Distrito 4.430, conta que “poder reconhecer o trabalho dos rotarianos que tenham se sobressaído não só no ano, mas na entidade em si, incentiva os demais integrantes”.
Alexandre do Nascimento Gonçalves, um dos homenageados da noite, é um dos exemplos. “Estou na entidade desde 1972. Eu fui um dos fundadores do autoclube de Pinheiros, antigamente Vila Madalena, e essa foi a coisa que mais me encheu de vaidade no Rotary. O significado da homenagem são meus cem anos. Vou pedir a Deus para me dar outros cem”, diz.
Além do centenário, foram homenageados Cládio Hiroshi Takata, Francisco de Souza Ferreira Filho, Carlos Alberto Moreno e Mário Canelas.
O evento contou com a presença de membros do clube e familiares, além da Banda da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e o Coral Rio Branco, que homenageou os presentes.