Diferentemente do que foi publicado pela imprensa, a Câmara Municipal de São Paulo esclarece que houve redução no consumo água no Palácio Anchieta entre 2013 e 2014. De janeiro a dezembro de 2013, o hidrômetro da rua Santo Antônio – referente à sede da Câmara, pela qual circulam diariamente quatro mil pessoas – registrou um consumo total de 20,6 milhões de litros. No mesmo período de 2014 foram consumidos 19,1 milhões de litros. A diferença significa uma economia de 1,5 milhão de litros, uma redução de 7,23% de um ano para outro.
Quanto ao hidrômetro da rua Santo Amaro, a Câmara esclarece que refere-se ao consumo do edifício-garagem, que até junho de 2013 era de responsabilidade da prefeitura. O prédio era usado exclusivamente como estacionamento de veículos de servidores municipais, havendo, portanto, pouco consumo de água.
A partir de julho de 2013 este edifício passou ao controle da Câmara, que iniciou uma ampla reforma. Por se tratar de uma obra estrutural, consequentemente houve elevação do consumo de água. Esse gasto foi de responsabilidade da empresa contratada para executar a obra, que já está em fase de conclusão.
Ressalta-se que todo o consumo do edifício-garagem entre janeiro e dezembro de 2014 equivale à redução do consumo feito pelo Palácio Anchieta.
Desde o início de fevereiro de 2015, a Câmara Municipal adotou uma série de medidas para reduzir ainda mais o consumo de água.
As ações envolvem alterações no serviço de limpeza, manutenção preventiva do prédio e estudo de possíveis investimentos que proporcionem futuramente redução do consumo de água e, também, de energia elétrica. Também está sendo distribuído material informativo ao público que frequenta a Casa com sugestões para economizar água.
Tarefas como lavagem da escada e dos pisos dos 13 andares foram cortadas e outros procedimentos de limpeza foram adotados. Pias e torneiras dos banheiros em todos os andares estão passando por manutenção preventiva, para corrigir eventuais problemas e fazer nova regulagem da pressão da água, para reduzir a vazão.