O programa Câmara no Seu Bairro – projeto realizado pelo legislativo paulistano com o objetivo de aproximar os cidadãos dos vereadores – recebeu neste primeiro semestre 2.427 contribuições dos cidadãos das subprefeituras de Campo Limpo, Pirituba/Jaraguá, Jaçanã/Tremembé, São Miguel, Cidade Tiradentes, Cidade Ademar, Santana/Tucuruvi, São Mateus, Butantã, Pinheiros, Itaim Paulista, Jabaquara, Ermelino Matarazzo, Casa Verde e Sapopemba.
Entre as principais demandas apresentadas pela população das regiões onde o projeto foi realizado estão a necessidade de ações do poder público para melhorar o urbanismo, saúde e transporte. Os participantes também pediram mais projetos voltados para a assistência social, a cultura e a educação.
A necessidade de segurança, a construção de habitações de interesse social e espaços para esporte e lazer em algumas regiões foram priorizados por cidadãos.
Uma das reivindicações apresentadas no Campo Limpo, zona sul, já foi solucionada. Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei (PL) 76/2013, do vereador José Police Neto (PSD) e do ex-vereador Cláudio Fonseca, que propõe a alteração do nome da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Campo Limpo I para Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, em homenagem ao médico e ex-jogador de futebol.
“Estamos lutando há anos por isso, porque os nomes das escolas naquela região são semelhantes e isso dificulta a identificação. Por meio de um plebiscito que envolveu toda a comunidade chegamos ao nome do Sócrates, que é uma referência de alguém que apostou na educação e por isso é um exemplo para o nossos alunos”, explicou a diretora da Emef, Solange Amorim.
Como funciona
A cada semana os vereadores realizam uma sessão pública com a população de cada subprefeitura para discutir os principais problemas locais. A reunião é dividida em dois momentos – o Pequeno Expediente, onde cada parlamentar presente tem cinco minutos para expor sua ideia; na sequência é a vez da Tribuna Popular, na qual cada munícipe inscrito tem até cinco minutos para apresentar sugestões que possam colaborar com o seu bairro e a cidade como um todo. Para encerrar, o presidente da sessão pública poderá passar a palavra às autoridades para eventuais esclarecimentos e considerações.
No entanto, se o cidadão não puder comparecer no dia da sessão pública, as demandas poderão ser enviadas por meio deste formulário eletrônico.
O projeto Câmara no Seu Bairro é uma iniciativa da atual Mesa Diretora.
Veja aqui quando o Câmara no Seu Bairro será realizado na sua região.