Na manhã desta terça-feira (24/5), o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antônio Donato (PT), assinou uma parceria com a Unifesp (Universidade federal de São Paulo) para a realização de cursos de extensão,em conjunto com a Escola do Parlamento. O primeiro curso oferecido será na área de Direitos Humanos. As aulas têm inicio em agosto.
“É muito importante para a Câmara que nós possamos nos aproximar da academia e produzir resultados concretos para a cidade de São Paulo. Através da Escola do Parlamento nós teremos esse curso de Direitos Humanos, um curso de extensão por ensino a distância, com a expertise e toda a capacidade da Unifesp. Portanto, essa primeira parceria eu tenho certeza que vai frutificar”, afirmou o chefe do Legislativo.
A reitora da universidade, professora Soraya Shoubi Ismaili, comemorou a parceira firmada e acrescentou que o programa de ensino em conjunto com a Câmara, é uma forma de a universidade levar todos os seus especialistas, todo o aprendizado que ela tem a oferecer para os munícipes da cidade.
“A universidade não é para os que estão cursando, fazendo os cursos de graduação e pós-graduação, mas também é a universidade servindo e apresentando o ensino para os munícipes, para as pessoas que moram na cidade de São Paulo. Então é uma forma de levarmos a universidade para a sociedade”, disse.
O curso de extensão universitária em Direitos Humanos será realizado em três módulos, cada um dos módulos terá duração de cerca um mês, algo em torno de quatro e cinco semanas. O início do primeiro módulo está previsto para o mês de agosto e os módulos acontecerão na sequência. Professor Javier Amadeu, que trabalha na chefia de gabinete da reitoria, explicou como será feita a distribuição das vagas.
“Nós estamos disponibilizando 450 vagas para esse curso e com a parceria entre a Escola do Parlamento e a Universidade Federal de São Paulo, a gente disponibiliza isso para os servidores técnicos administrativos da universidade e seus para os alunos. Parte das vagas, em torno de 300, serão 100 vagas por módulo, que serão preenchidas por funcionários da prefeitura, da Câmara Municipal e por munícipes”, contou.
O importante convênio assinado hoje pela presidência da Casa potencializa ainda mais as atividades da Escola do Parlamento da Câmara, cujo objetivo é aproximar o poder parlamentar da sociedade, com a formação e a capacitação de agentes públicos e munícipes. O diretor presidente Christy Ganzert Pato acredita que a especialização avalizada por instituição de ensino federal vai atrair muitos interessados. Pato ainda acrescenta que, desta vez, a Escola atenderá algo que já era demandado pelos seus alunos, que é o deslocamento até os bairros.
“A população gosta de vir à Câmara, sempre pede mais espaços na Câmara, mas muitos também pedem que a Câmara vá até o bairro, que é o que a gente teve ano passado com o ‘Câmara no seu Bairro’. E as pessoas pedem que a Câmara vá aos bairros para fazer os cursos, que a Escola vá ao bairro. Então a parceria com a Unifesp vai permitir isso também”, finalizou.
MUITISSIMO BOM PRECISA SOBRE O CURSO DO DIREITO DO TERCEIRO SETOR
E O PROJETO DE LEI MUNICIPAL DO ESTATUTO MUNICIPAL DO TERCEIRO SETOR
EMTES. SEJA DEBATIDO E DISCURSSUCAO TECNICA E ESPECIFICA
SP. 25.05.2015- ACRCA@OUTLOOK.COM
Como os munícipes terão acesso ao curso? Onde será feita a inscrição?
Quando teremos inscrições abertas?
Olá, muito boa iniciativa! Gostaria de saber como e quando serão as inscrições para estes cursos? Obrigado