No fim da tarde desta terça-feira (9/6), o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Eduardo Tuma (PSDB), participou da assinatura dos termos de compromisso para a reabertura de dois novos setores da economia. O documento foi firmado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), na sede do Executivo Municipal, com 27 entidades do ramo imobiliário e do comércio de rua.
Os dois setores estão na fase laranja, que é a segunda etapa do Plano São Paulo do Governo do Estado. Com os protocolos assinados, os comerciantes poderão abrir as portas a partir desta quarta-feira (10/6) entre 11 horas e 15 horas. Já as imobiliárias têm autorização para funcionar quatro horas por dia, desde que a abertura e o fechamento não sejam em horários de pico.
Além de respeitar as regras em relação aos critérios de funcionamento, as empresas terão que seguir as recomendações de higiene, sanitárias, manter o distanciamento entre as pessoas, fazer a testagem dos funcionários e a medição da temperatura dos clientes.
Ao lado do prefeito Bruno Covas, Eduardo Tuma destacou as ações da Prefeitura no combate à pandemia do novo coronavírus e a retomada gradual das atividades econômicas na capital paulista. Tuma ressaltou ainda o trabalho da Câmara Municipal de São Paulo no enfrentamento à Covid-19.
“Parabenizar o prefeito, que de forma responsável e cautelosa, retoma a economia nos seus mais diversos setores. Parabenizo também os secretários e os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, que têm colaborado muito nessa interlocução junto à Prefeitura”, disse Tuma.
O prefeito Bruno Covas, que relembrou o retorno dos trabalhos das concessionárias e de escritórios na semana passada, considerou o horário de funcionamento como regra principal para a reabertura dos setores econômicos.
“Uma série de compromissos assumidos com o setor para que a gente possa sempre avançar, para que a cidade não retroceda nos seus índices de contaminação e a gente não volte na fase um”, falou Bruno Covas, que espera assinar nesta quarta-feira os protocolos para o retorno das atividades dos shoppings centers.
Covas explicou que mesmo com a cidade de São Paulo na fase dois, a capital continua em quarentena. O prefeito pediu para a população evitar deslocamentos, aglomerações, usar máscaras de proteção individual quando sair de casa e manter a higiene.
O chefe do Executivo também agradeceu o Legislativo paulistano pelo trabalho em parceria com a Prefeitura. “Agradecer à Câmara Municipal e todos os vereadores aqui presentes por colaborarem com a articulação com todos os setores da economia que a gente tem assinado esses protocolos”.
Estiveram presentes na assinatura dos protocolos os vereadores Janaina Lima (NOVO), João Jorge (PSDB) e Rodrigo Goulart (PSD).