pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Câmara premia ações socioambientais que beneficiam a capital paulista

Por: MARCO CALEJO
DA REDAÇÃO

3 de junho de 2024 - 17:20
Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

Na pauta dos principais centros urbanos do país e do mundo, as ações em prol do meio ambiente têm sido cada vez mais valorizadas. Desde 2011, a Câmara Municipal reconhece iniciativas  de preservação ambiental com o Prêmio Responsabilidade Socioambiental. Na edição deste ano, realizada nesta segunda-feira (3/6), a honraria foi entregue a pessoas físicas e jurídicas.

Criado pelo ex-vereador Gilberto Natalini, o prêmio está previsto na Resolução nº 2/2011. O objetivo é destacar o trabalho de personalidades e organizações sociais voltado para a área de tecnologia do meio ambiente na cidade de São Paulo. A Sessão Solene de hoje foi presidida pelo vereador Alessandro Guedes (PT). O parlamentar ressaltou a importância do prêmio e lembrou que esta é a Semana Mundial do Meio Ambiente.

“A Câmara cumpre o seu papel, não só ao propor leis importantes na cidade nesse sentido, mas também ao reconhecer pessoas que praticam e ajudam na construção de um meio ambiente sustentável. Um evento importante hoje”, disse Alessandro Guedes.

O Prêmio Responsabilidade Socioambiental de 2024 homenageou duas organizações da sociedade civil e duas personalidades que atuam com atividades socioambientais. Entre as entidades reconhecidas está o Instituto Árvores Vivas para Conservação e Cultura Ambiental – fundado em 2006 com a proposta de conectar diferentes setores da sociedade com a natureza.

A idealizadora do projeto, Juliana Gatti Pereira Rodrigues, agradeceu a premiação. “Para o Instituto Árvores Vivas é um grande reconhecimento da nossa história. São 18 anos de caminhada entre iniciativa e a formalização da organização da sociedade civil. A nossa organização é muito grata por esse reconhecimento e nós entendemos que esse prêmio nos dá a possibilidade de ampliar ainda mais o nosso impacto”.

A Liga Solidária, criada em 1923, foi a outra organização que recebeu o prêmio. Com mais de 100 anos de história, a entidade promove educação ambiental em escolas e desenvolve programas de coleta seletiva e de compostagem. Além disso, também conta com projetos que reciclam fraldas infantis e geriátricas em creches e residenciais para idosos.

“É uma homenagem muito grande, ficamos muito felizes. Uma das ideias que temos é trazer para as nossas crianças e os nossos jovens o aprendizado sobre a sustentabilidade”, falou Mônica Etchenique, presidente voluntária da Liga Solidária.

Já entre as personalidades, o advogado e professor Paulo Affonso Leme Machado foi um dos homenageados. Ele é especialista em Direito Ambiental brasileiro, com atuação na área acadêmica e em políticas públicas relacionadas ao meio ambiente. “A causa do meio ambiente é uma causa de todos, não é só dos que estudam. Precisamos de solidariedade, sensibilidade e decisão para continuar, não só nas nossas vidas, como dos animais, que fazem parte de uma comunidade existencial”.

O outro premiado, Vital de Oliveira Ribeiro Filho, arquiteto e pesquisador, tem liderado projetos de gestão ambiental As ações são voltadas às organizações do setor de saúde em nível nacional. “Eu não poderia estar mais feliz, fico contente com o reconhecimento de um trabalho de uma vida toda. é um prêmio que me traz muita alegria pessoal, mas que também corresponde a esse trabalho feito em conjunto”.

De acordo com a Resolução que criou a honraria, os premiados são escolhidos por uma Comissão formada por representantes de diferentes instituições: Ordem dos Advogados do Brasil/Seção São Paulo, Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Associação Comercial de São Paulo, Associação Paulista de Medicina, Conselho Regional de Economia, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Revista Meio Ambiente Industrial e um sindicato de trabalhadores indicado pelas centrais sindicais.

A Sessão Solene com a entrega do Prêmio Responsabilidade Socioambiental está disponível no vídeo abaixo:

 

Confira também o álbum completo de fotos que já está disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

Entrega do Prêmio Responsabilidade Socioambiental  - Câmara Municipal de São Paulo - Foto: Richard Lourenço

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar