O bairro de Pirituba completou 122 anos neste mês de fevereiro. Por iniciativa do vereador Claudinho de Sousa, a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma sessão solene nesta sexta-feira no CDC Jardim, no Jardim São José, para comemorar a data.
Diversas personalidades da região que tiveram destaque em suas respectivas áreas foram homenageados na ocasião.As sessões realizadas nos bairros aproximam a Câmara dos munícipes, além de resgatar a história local e destacar as lideranças regionais e suas lutas reivindicatórias. Ou seja, há uma reflexão ampla sobre a participação política da comunidade nos destinos da cidade, disse o vereador.
PIRITUBA
O nome do bairro veio da língua tupi, na qual piri significa vegetação de brejo e tuba, que significa muito.
O bairro nasceu a partir de uma fazenda adquirida pelo Coronel Anastácio de Freitas, que veio depois a ser adquirida pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e a Marquesa de Santos. A partir de 1917, a fazenda passou a pertencer à Companhia Armour e a área destinada à criação de gado de corte foi dada à Cia.City, que urbanizou esta região.
Sofreu forte influência de colônias de ingleses, russos e italianos que vieram trabalhar nas indústrias do bairro no início do século XX.
(02/03/2012 – 21h)