Com o objetivo de conscientizar e prevenir, a Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta sexta-feira (22/2), a palestra “Assédio Sexual no Trabalho: O que é Importante Saber?”, evento voltado aos funcionários da Casa.
Para a palestrante Margarete Gonçalves Pedroso, procuradora do estado de São Paulo e integrante do Conselho Estadual da Condição Feminina, assédio sexual é constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se de sua condição de superior hierárquico e da ascendência inerente ao exercício de emprego, cargo ou função.
“Por mais que o termo assédio seja utilizado na maioria dos casos de abuso sexual, é necessário que haja relação hierárquica para que de fato ocorra, por isso é importante apresentar esse tema no ambiente de trabalho”, afirmou Margarete.
Outro ponto destacado pela palestrante foi a importância da denúncia. “O poder público precisa saber que isso acontece, para que possa trabalhar na prevenção de novas ocorrências e na conscientização da sociedade. Quanto mais as pessoas saibam sobre assédio, mais elas poderão ajudar umas às outras, criando um ambiente de apoio mútuo para possíveis vítimas, contribuindo para a diminuição desse tipo de crime”, completou Margarete.