Marcelo Ximenez/CMSP
A capital paulista, assim como o Rio de Janeiro e Porto Alegre, está entre as cidades brasileiras com o maior número de casos de câncer de mama no país. Para esclarecer dúvidas sobre a doença, a Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) realizou nesta quinta-feira a palestra “Diminuindo a mortalidade por câncer de mama”, ministrada pelo presidente da Associação Brasileira de Mastologia, Carlos Alberto Ruiz.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apresentados por Ruiz, o Brasil registra 50 mil novos casos da doença por ano, sendo que a maior incidência é verificada nas capitais mais desenvolvidas.
“Observamos que no Norte os casos são menores. Isso está relacionado com a urbanização e o ritmo de vida das pessoas”, explicou o médico, acrescentando que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. “O ideal é que as mulheres façam o auto-exame e a mamografia anualmente a partir dos 40 anos”.
O coordenador científico do Instituto Se Toque (organização não-governamental que desenvolve trabalhos de educação da sociedade), Eduardo Blanco, endossou a importância de as mulheres realizarem os exames preventivos. “Precisamos sensibilizar as mulheres nesse sentido. Por isso, iniciamos os trabalhos já nas escolas para que os alunos cresçam com essa consciência e também levem isso para seus lares”, disse.
Blanco também elogiou a iniciativa da Câmara de realizar palestra sobre o tema, classificando-a como “fundamental nessa missão de educação”.
Segundo Eduardo Lazarin Biral, secretário de Assistência à Saúde da CMSP, palestras voltadas à saúde serão frequentes. “A Câmara desenvolve essas ações com o objetivo de esclarecer as dúvidas da população e dos funcionários”, explicou.
Neste ano, o Legislativo paulistano já realizou uma palestra sobre dengue e, de acordo com Biral, o próximo evento será sobre conjuntivite.
(19/05/2011 – 13h22)
LEIA TAMBÉM
Parceria com equipe técnica gera projetos à sociedade