Esta foi a primeira Sessão Plenária após a morte do servidor da Câmara Municipal de São Paulo, José Luiz dos Santos. Ele faleceu na última terça-feira (24/10) em decorrência de problemas de saúde. Zé Careca, assim como era conhecido, tinha 53 anos e trabalhava na Casa há mais de três décadas.
No início da sessão de hoje (26/10), os vereadores fizeram um minuto de silêncio e depois puderam falar sobre Zé Luiz – que operava o painel eletrônico do Plenário 1º de Maio. O presidente da Câmara, vereador Milton Leite (UNIÃO), informou que o Legislativo propôs um PR (Projeto de Resolução) – previsto para ser votado na próxima terça-feira (31/10) – para homenageá-lo.
“Nós estamos apresentando um Projeto de Resolução, estamos colhendo as assinaturas neste momento, para a denominação do nosso painel eletrônico de José Luiz – o nosso Zé Careca”, disse Milton.
Líder do governo na Casa, o vereador Fabio Riva (PSDB) falou que tinha uma relação próxima com Zé, e que ele fará falta na Câmara. “Ele tinha um olhar carinhoso, atento, de um irmão. Fiquei muito triste em pisar aqui hoje neste Plenário”.
O vereador Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE) disse que “apesar do meu pouco tempo como vereador nesta Casa, o Zé era uma pessoa acolhedora”. Já Sansão Pereira (REPUBLICANOS) lembrou de uma frase dita por José Luiz. “Temos que dar o nosso melhor, para sermos importantes para as pessoas”.
Para o vereador Gilson Barreto (PSDB), Zé Luiz foi um funcionário exemplar. “Não só em termos profissionais, mas em termos de solidariedade, integração e comprometimento ao trabalho”. A vereadora Rute Costa (PSDB) afirmou que “perdemos não só um funcionário exemplar da nossa Câmara Municipal, mas um amigo”.
De forma breve, o vereador Beto do Social (PSDB) destacou que José Luiz “foi o primeiro cara a me apoiar, foi o primeiro cara que chamou naquela salinha (onde Zé trabalhava) e conversar”. O vereador Eli Corrêa (UNIÃO) foi outro parlamentar a prestar homenagens. “Quando eu cheguei nesta Casa, e não faz muito tempo, me senti meio deslocado e perdido no meio de tantas pessoas, e até importantes. E de repente o Zé foi o primeiro que me deixou sentir em casa”.
A vereadora Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO) também lamentou. “Estou aqui há 15 anos. Ele sempre junto conosco, sempre nos atendendo e sempre tentando ajudar”. O vereador Dr. Adriano Santos (PSB) destacou que José Luiz “tratava todo mundo igual. Vou guardar com carinho esse olhar de compaixão”.
Para o vereador Celso Giannazi (PSOL), “ele era um grande ser humano, uma pessoa de uma competência extraordinária e uma solidariedade muito grande”. Já o vereador Alessandro Guedes (PT) disse “que está todo mundo muito triste com a partida precoce do Zé”. José Luiz também foi homenageado pelo vereador Senival Moura (PT). “O Zé sempre foi um camarada acolhedor, prestativo. Um profissional muito competente”.
Confira a íntegra da Sessão Plenária desta quinta-feira.