pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara realiza audiência pública para debater Orçamento de 2010

22 de maio de 2009 - 05:31

Categorias

Juvenal Pereira
Câmara realiza audiência pública para debater Orçamento de 2010
Secretário municipal de Planejamento, Manuelito Magalhães

 

Nesta sexta-feira ( 22/05), foi realizada na Câmara Municipal a primeira audiência pública para tratar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).  Os vereadores e o secretário municipal de Planejamento, Manuelito Magalhães, discutiram formas de tornar a participação popular mais efetiva nas próximas reuniões.

O Plano de Metas, ou Agenda 12 como foi chamada pela Prefeitura, foi apontado por Manuelito como um novo instrumento para que a população possa ter acesso mais claro ao orçamento. “A Agenda 12 é um meio de fugir da termologia técnica e árida normalmente usada na LDO, assim as informações ficam mais acessíveis ao cidadão”, disse Manuelito. 
 
Aprovado no ano passado, o Plano de Metas é um projeto de emenda à Lei Orgânica que obriga o prefeito a divulgar detalhadamente as ações de governo  em até 90 dias após assumir o cargo. A prestação de contas à população deve acontecer a cada seis meses.
 
O vereador e líder do governo na Casa, José Police Neto (PSDB), também acredita que o texto do orçamento é muito abstrato para a população e isso acaba não gerando um maior interesse. “O Plano de Metas vem no sentido de aproximar os números orçamentários da realidade da execução dos projetos. Ele também motiva a sociedade  a checar se a meta vem sendo cumprida sistematicamente”, argumentou.
 
“É necessário que se descentralize as audiências a fim de aproximá-las da população e , assim estimular sua participação ”, sugeriu o vereador João Antonio, líder do PT.
 
O ex-vereador Odilon Guedes reafirmou a importância da ampla divulgação das datas e locais das audiências para a população. “Temos de criar uma cultura de participação nos debates”, pediu ele.
 
A audiência pública foi realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento e também contou com a participação dos vereadores Arselino Tatto (PT), Claudio Fonseca (PPS) e Floriano Pesaro (PSDB), presidente.

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Câmara realiza audiência pública para debater Orçamento de 2010
Juvenal Pereira
Câmara realiza audiência pública para debater Orçamento de 2010

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar