Um plano a longo prazo, com uma série de intervenções viárias, é a única solução para resolver os caos no trânsito do Jardim Marajoara, em Santo Amaro. A sugestão foi apresentada pelo engenheiro Luiz Célio Bottura, consultor em Desenvolvimento Sustentado, Engenharia Urbana e Transporte, durante a audiência pública que debateu, nesta quinta-feira (26/08), os aspectos relacionados aos impactos ambientais decorrentes do sistema e fluxo de tráfego do Jardim Marajoara, um bairro estritamente residencial. “Esse bairro, encravado as margens das avenidas Washington Luiz e Interlagos – constantemente congestionadas -, é invadido por veículos, cujos motoristas acreditam que suas ruas estreitas sejam uma alternativa para fugir da lentidão. Problema agravado por ônibus e caminhões pesados. Isso está contribuindo para reduzir a qualidade de vida dos moradores”, destacou o vereador Juscelino Gadelha (PSDB), presidente da Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara de São Paulo. “Além disso, há outro problema. Existem duas entidades que representam os moradores. As duas falam a mesma coisa, mas não sentam juntas à mesa. Apresentei uma proposta para unificação das duas entidades”, disse Gadelha. Os moradores das casas são representados pela Sociedade Amigos do Jardim Marajoara (Sajama) e dos condomínios por uma dissidência da Sejama, o Grupo de Amigos do Jardim Marajoara (Gama).
O vereador destacou ainda que os representantes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), presentes à reunião, “se colocaram à disposição para ajudar, colocando uma fiscalização eletrônica para flagrar e multar os caminhões, principalmente betoneiras, que invadem as ruas estreitas do Jardim Marajoara, além de apresentar um projeto de melhoria do trânsito na região”.
Túnel
Uma das sugestões apresentadas, tanto por alguns moradores e técnicos da CET, é a construção de uma passagem subterrânea em substituição aos semáforos existentes no cruzamento das avenidas Washington Luiz e Interlagos. Nesse ponto formam-se filas quilométricas, dificultando a saída dos veículos dos moradores e fazendo com que os motoristas de passagem invadam o bairro para fugirem do congestionamento.
Outra idéia foi a instalação de um semáforo a 500 metros abaixo do cruzamento da Washington Luiz com a Interlagos, fazendo com que o trânsito procedente da avenida Manoel dos Reis Araújo, que hoje sai na avenida Washington Luiz, seja desviado no sentido da avenida Interlagos.
Na opinião de Bottura a instalação desse semáforo só irá agravar ainda mais o trânsito na região. “Não vai resolver o problema local, pois é jogar mais água em um copo cheio. Ou seja, vai congestionar o trânsito desde a avenida Vicente Rao até a avenida Nossa Senhora do Sabará”, prevê.
Para o engenheiro “é necessário estudar a região de uma forma mais abrangente e, após analisar a situação das avenidas Washington Luiz , Interlagos, Yervant, Sabará, Eugenio Stevaux e Zagotis devemos construir o mínimo possível de viadutos e túneis, salvo aqueles muito óbvio como é o caso da passagem subterrânea na junção das Washington Luiz e a Interlagos”.
Mutran
O vereador Wadih Mutran (PP) disse que os representantes dos moradores devem procurá-lo no início de novembro para que ele possa ajudar na construção da passagem subterrânea. E informou: “Vou destinar R$ 500 mil da verba de R$ 2 milhões que os vereadores têm direito para aplicar em obras para a construção da passagem subterrânea”. Em seguida, fez um apelo para que os vereadores que integram a Comissão de Trânsito e Transporte fizessem o mesmo.
Além dos técnicos da CET, do subprefeito Airton Araújo Brandão, de Santo Amaro e inegrantes da Sajama e Gama, participaram da audiência pública os vereadores Juscelino Gadelha (PSDB), Senival Moura (PT), Quito Formiga (PR) e Wadih Mutran (PP).
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