pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Um comentário

MARCIA C SANTOS

UMA DAS MELHORES PALESTRAS QUE ASSISTI.
É UMA DAQUELAS QUE VOCÊ ACORDO NO OUTRO DIA QUERENDO MAIS.

Contribuições encerradas.

Câmara realiza curso de relacionamento interpessoal para cuidadores de idosos

Por: - DA REDAÇÃO

13 de junho de 2016 - 12:50

Categorias

 

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta segunda-feira (13/6) o gerontólogo e professor Alexandre Henrique Santos para realizar uma palestra sobre relações interpessoais voltada para cuidadores de idosos. Durante o curso, os participantes aprenderam as principais maneiras de demonstrar afeto às pessoas da terceira idade.

De acordo com Santos, o fundamental é identificar qual é a principal linguagem que deve ser usada com cada uma das pessoas. “O toque é um dos afetos que os idosos mais gostam. No entanto, isso não vale para todos. Alguns preferem palavras de elogio, por exemplo. O importante é saber identificar como a outra pessoa quer ser tratada e isso nem sempre é possível em um primeiro contato, mas sim durante um processo de interação onde o cuidador vai conseguindo elementos para ver qual a linguagem mais efetiva para se utilizar”, explicou.

O professor sinalizou para a necessidade de os cuidadores terem um tempo para se dedicar a si e a seus familiares. “Quando o profissional chega em casa é fundamental que ele converse com as pessoas que vivem com ele, que demonstre interesse em saber sobre o outro, ouça com atenção e brinque com as crianças. Isso vale para todos”, disse.

A psicóloga e integrante da empresa Apoio – especializada em capacitação – Maria Elizabeth Bueno gostou da palestra. “Aprendemos muito nesse curso e sabemos que muitas pessoas não têm a sensibilidade e tempo para chegar em casa e ficar com as pessoas que vivem com ela. Estamos acostumados com esse ritmo frenético e nossas relações ficam automatizadas. Foi importante o professor [Santos] nos explicar a importância disso para melhorar o nosso desempenho profissional e a qualidade das nossas relações”, argumentou.

A compreensão com o outro foi outro tema que Maria Elizabeth considerou importante durante a palestra. “Aprendemos que a mudança deve ser interna e não devemos esperar isso da outra pessoa para que possamos ter um clima harmonioso e produtivo”, disse.

Os cursos para capacitação de idosos são promovidos gratuitamente na Câmara pela empresa Apoio juntamente com o vereador Natalini (PV).

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar