pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comentários

carolina santos

Acho maravilhoso estou fazendo esse curso pelo hospital Oswaldo cruz. tenho interesse em entra na aria de trabalho.

Luiza SR Conceição

Muito boa iniciativa. Porém, como fica a questão com as instituições como o COREn/SP,o qual proibe que os profissionais de enfermagem atuem como professor em cursos dessa natureza?

Vitor Ferreira Dias

Como faço para me inscrever no curso de cuidadores da Câmara? Quais são as próximas datas? Ainda há vagas para o dia 07 de abril?

Contribuições encerradas.

Câmara realiza curso para capacitar profissionais que cuidam de idosos

Por: - DA REDAÇÃO

11 de março de 2016 - 12:05

Categorias

O curso de Boas Práticas para Atenção à Pessoa Idosa recebeu nesta sexta-feira (11/3) mais de 100 cidadãos interessados em aprimorar seus conhecimentos em relação aos cuidados com aqueles que estão na terceira idade. Em uma iniciativa do vereador Natalini (PV), os participantes tiveram aulas com especialistas que abordaram diversos temas.

“O nosso objetivo é continuar a fornecer informações básicas para as pessoas que respondem pelos cuidados de pessoas idosas”, explicou a psicóloga e proprietária da empresa Apoio – especializada em capacitação –responsável pelo curso, Márcia Chorro dos Santos.

A inserção social dos idosos foi um dos assuntos abordados no curso. De acordo com a gerontóloga Maria Elizabeth Bueno, é necessário promover uma série de atividades com as pessoas na terceira idade. “As maneiras de fazer essa inclusão são variadas e vai depender do que o idoso gosta. Algumas atividades que podem ser realizadas pelos familiares é fazer um jogo da memória com pessoas conhecidas, brincar de forca, fazer bolinha de sabão e usar a tecnologia como meio de interação”, sugeriu.

O mercado profissional é o principal objetivo dos participantes do curso. O Brasil, atualmente, tem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 65 anos. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até 2060 a população nessa faixa etária deve quadruplicar.

A cuidadora Eliana de Santana participou pela primeira vez do curso. Para ela, é necessário ter conhecimento para oferecer os cuidados adequados às pessoas na terceira idade. “Faço esse trabalo há bastante tempo. Mas percebi que preciso me especializar porque são muitas coisas que não conhecemos e que podem nos ajudar a dar uma atenção melhor para os idosos”, explicou.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar