A Câmara Municipal de São Paulo, em colaboração com a Rede de Pesquisa Solidária e o instituto de Estudos Avançados da USP realiza na próxima quarta-feira (1/7), às 19h30, um debate com representantes de três atores fundamentais e que lideram o enfrentamento à pandemia São Paulo, em Bogotá e Buenos Aires. São três grandes capitais com experiências e resultados distintos na redução dos impactos negativos da Covid-19.
A mesa de debates abordará temas como a cooperação entre o governo federal, estadual e municipal, as estratégias de apoio às comunidades mais vulneráveis, aos bairros marcados pela baixa renda e com alta densidade populacional e os esforços para a recuperação da economia; e o planejamento das atividades críticas, como o transporte público e o sistema de saúde.
O debate será presidido pelo vereador Antonio Donato (PT), presidente da Comissão de Finanças da Câmara Municipal de São Paulo. A mediação ficará a cargo da professora Lorena Barberia, da Rede de Pesquisa Solidária e da USP.
Veja abaixo o perfil dos debatedores:
Buenos Aires: Fernando Straface
Secretário General e Secretário de Relações Internacionais da Cidade Autônoma de Buenos Aires desde 2015 (Argentina). É o responsável pela coordenação da resposta à pandemia. Foi co-fundador e diretor executivo (2010-2015) do Centro de Implementación de Políticas Públicas para la Equidad y el Crecimiento (CIPPEC), um dos mais importantes think tanks da América Latina. Especialista em governança e reforma do setor público, trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Banco Mundial e no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). É mestre em políticas públicas pela Universidade de Harvard.
Bogotá: Juan Mauricio Ramírez
Secretário de Finanças na Prefeitura de Bogotá (Colômbia) desde 2019, ano da eleição da Prefeita Claudia Nayibe López Hernández do Partido da Alianza Verde. Foi Subdiretor Geral do Departamento Nacional de Planejamento, Diretor de Política Macroeconómica do Ministério de Fazenda da Colômbia, Diretor de Programas e Inflação do Banco de la República e Subdiretor do Fedesarrollo. É mestre em economia pela Universidade de Los Andes-Universidade de Stanford (Estados Unidos).
São Paulo: Dra Edjane Torreão Brito
Secretária Adjunta da Secretaria da Saúde, é médica pediatra, homeopata e sanitarista. Desde 2007 é Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de São Paulo.