A Câmara Municipal de São Paulo e o Isbet (Instituto Brasileiro Pró Educação, Trabalho e Desenvolvimento) iniciou nesta segunda-feira (26/9) a Semana Pedagógica de Incentivo à Leitura. O curso é voltado para jovens entre 16 e 23 anos que estão no mercado de trabalho.
O objetivo da semana sinalizou a instrutora de qualificação profissional do Isbet, Jeniffer do Carmo, é estimular a percepção dos jovens aos diferentes tipos de leitura. “Vamos trabalhar de diversas formas com os participantes. A ideia é que eles percebam que a leitura é fundamental para ajudar na interpretação do que acontece, seja no livro, no filme e trabalho”, argumentou.
O estudante de gestão da produção industrial Johnny Couto Kalil é uma dos jovens que resolveu participar do projeto. “Fiquei um bom tempo sem ler e foi participando de uma atividade no Isbet que retomei o gosto pela leitura e acho que é importante participar dessas aulas porque elas serão importantes para o trabalho e para a faculdade”, disse.
A nova leitura que passou a fazer parte da rotina de Kalil a partir de atividades como essas foi a de textos científicos. “Voltei a ler livros literários e os científicos que fazem parte da minha área. Aproveito o tempo que tenho quando estou no ônibus e no metrô para ler de tudo e sobre conhecimentos gerais”, argumentou.
A estudante de engenharia de produção Sthefany Ferreira Lessa concorda com Kalil. “Voltei da Bienal conhecendo um novo tipo de leitura, a marginal. Resolvi contar para a professora desse módulo e ela vai debater nesta semana e achei interessante participar. Sem dúvidas, isso ajuda no mercado de trabalho e na vida para que possamos abrir nossas mentes e ver novos caminhos para percorrer”, disse.
A instrutora do Isbet acha que esse trabalho vai mostrar aos jovens que ler é mais do que obrigação. “Os estudantes contam que leem por obrigação. Acredito que a partir de cursos assim eles perceberão que ler é algo que pode ser feito porque se quer”, disse.
O evento é realizado com o apoio do vereador Natalini (PV).