Autoridades e especialistas participaram nesta segunda-feira do ‘Seminário de Atendimentos a Vítimas Sociais – Violência Virtual’, que debateu as diversas faces da criminalidade na internet e possíveis soluções para combatê-la.
O evento contou com três palestras. Na primeira parte, o delegado da Divisão de Tecnologia da Informação, José Mariano de Araújo Filho, fez uma introdução sobre crimes virtuais e o trabalho realizado pela Polícia Civil no combate a este tipo de ocorrência.
Segundo Araújo, no Brasil não há definições tão claras relacionadas aos crimes praticados por meio eletrônico. “A Polícia Civil atua no que se refere à investigação desse delito procurando identificar os autores dos mais diversos tipos de modalidades enquadradas nesse ilícito penal e submetendo-os à Justiça.”
Na segunda parte do evento, a advogada especialista em Direito Digital, Gisele Truzzi, falou sobre ‘Revenge Porn’, que nada mais é do que publicar fotos ou vídeos íntimos de terceiros, sem autorização. Já tramita no Congresso projeto de lei para tornar crime a divulgação indevida de material de caráter íntimo.
Já a terceira palestra, o especialista em tecnologia da informação, Alex Nunes, abordou o problema da segurança na rede e deu dicas de como se prevenir utilizar a internet de maneira segura e eficaz.
Segundo o vereador Ari Friedenbach (PROS), o assunto é muito importante e precisa ser debatido. “Vejo esse debate como um marco extremamente importante e um espaço para tirar ideias, propostas para encaminhar aos nossos legisladores em Brasília.”
Bem eu achei ótimo, acho mas acho que precisamos urgente de ter alguém que monitore as reclamações de pessoas fisicas , pois ficamos infelizmente nas mãos de REDES como Net , telefone. provedor , e até bancos .onde quem esta la tem acesso a nossos dados pessoais e pintam e bordam a vontade sem nenhuma punição e quando reclamamos ainda riem e muito .