pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara realiza sessão solene em recordação aos heróis e mártires da segunda guerra mundial

7 de maio de 2010 - 12:06

Categorias

Gute Garbelotto/CMSP
Solenidade
“Não é a cor, a religião, a escolha sexual que torna as pessoas melhores ou piores.Chega de guerra, nós trabalhamos pela paz”, diz Natalini

 

A Câmara Municipal realizou, nesta quinta-feira (07/05), através do vereador Natalini (PSDB), e as entidades Sherit Hapleitá e B´nai B Rith do Brasil sessão solene em recordação aos heróis e mártires da segunda guerra mundial. 

As entidades comunitárias em diversos estados brasileiros se uniram na promoção de vários eventos para homenagear os heróis e mártires da 2ª Guerra Mundial, incluindo os que pereceram no Holocausto, os sobreviventes da perseguição nazista, os que lutaram a favor da democracia como os pracinhas da FEB e os soldados brasileiros judeus que se integraram nesta luta.

Como nos anos anteriores, a solenidade contou com a presença de alunos das escolas públicas e autoridades das Forças Armadas, além da Banda do Exército e do grupo de dança Carmel da Hebraica.  Na ocasião, sobreviventes do Holocausto acenderam seis velas em memória dos 6 milhões que pereceram. Representantes das Forças Armadas acenderam uma vela em memória dos pracinhas. A solenidade contou com a coordenação de Ben Abraham, incansável presidente da Sherit Hapleitá do Brasil e vice-presidente da Organização Mundial dos Sobreviventes do Holocausto.  

"Eu não sou judeu, mas defendo os direitos desse povo, eu não sou negro, mas também os defendo, dedico boa parte do meu mandato à luta contra qualquer tipo de preconceito e discriminação. Nós somos todos iguais, e não é a cor, a religião, a escolha sexual que torna as pessoas melhores ou piores. Chega de guerra, nós trabalhamos pela cultura de paz", disse Natalini.

“Hoje, somos milhões em Israel e no mundo afora, livres, confiantes, orgulhosos por termos uma terra para chamar de nossa. Mas devemos isso à coragem e esperança destes heróis sobreviventes que reafirmaram um dos fundamentos de nosso povo: a valorização da vida acima de tudo. Heróis que entenderam o perigo de subserviência, heróis rotos, machucados, sofridos, enlutados. Uma massa de seres humanos distintos em suas crenças políticas, sociais e mesmo em seus graus de crença”, assinalou o vereador Floriano Pesaro (PSDB) em seu discurso.

Também estiveram presentes Abraham Goldstein, Co Presidente da B´nai  B´Rith; Ben Abraham, presidente da Sherit Hapleitá; Coronel Jairo Junqueira e Major Silva- FEB; Coronel Ariomar Martins Gago- Exército; Boris Ber, presidente da FISESP, e Vera Lucia Salvatore, Representante da Secretaria de Educação.  

Imagens para download:
Gute Garbelotto/CMSP
Natalini
Gute Garbelotto/CMSP
Natalini
Gute Garbelotto/CMSP
Natalini

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar