Em Sessão Solene, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a SAC (Sociedade Amigos da Cidade) promoveu nesta terça-feira (6/6) a tradicional homenagem a pessoas e entidades que de alguma forma beneficiaram a cidade e o Estado de São Paulo, por meio de produção científica, artística ou humanística. A solenidade tem base nos decretos 52.890/1972 e 60.275/2014.
A SAC foi fundada em 25 de Janeiro de 1934, por um grupo de idealistas liderado pelo ex-prefeito de São Paulo Francisco Prestes Maia. O grupo já teve a participação de nomes notáveis como o do ex-governador Lucas Nogueira Garcez e do professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, um dos ícones da arquitetura paulistana.
O objetivo da SAC é preservar valores, símbolos e tradições. Entre as homenagens mais importantes estão a oferta de diplomas, comendas e o grão-colar “Cruz do Anhembi”.
O presidente da entidade, J.B. Oliveira, chamou a atenção para o nome da solenidade: “Valorização da Cidadania”. De acordo com ele, é exatamente disso que a sociedade brasileira precisa no atual momento de crise política, em meio a escândalos de corrupção.
“Ninguém aceita essa situação que o País está vivendo, e na base de tudo isso está a falta do sentimento de cidadania, de amor à Pátria, e de respeito ao civismo. Por isso, nesta noite, a nossa entidade trabalha para que voltemos a ter no nosso estudo, na nossa formação, o sentimento de valor da cidadania”, ressaltou.
A Sessão Solene desta terça-feira foi presidida pela vereadora Aline Cardoso (PSDB). Ela destacou o simbolismo da homenagem.
“É muito importante homenagearmos essas pessoas. Para que elas sirvam de exemplo para a sociedade e para que nós possamos ter cada vez mais gente lutando pelo bem comum e pela cidadania, não só na nossa cidade, mas no nosso País”, disse.