A Câmara Municipal recebe neste sábado o 1º Congresso Sobre Envelhecimento Ativo Cidade Amiga dos Idosos, que reunirá profissionais, entidades e representantes do governo para discutir o tema. O evento é uma iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV) e da Secretaria de Participação e Parceria, através da Coordenadoria do Idoso e do Grande Conselho Municipal do Idoso.
O termo “envelhecimento ativo” foi adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no final dos anos 90 e procura transmitir uma mensagem mais abrangente do que “envelhecimento saudável”, reconhecendo, além dos cuidados com a saúde, outros fatores que afetam o modo como os indivíduos e as populações envelhecem.
Já uma cidade considerada “amiga do idoso” estimula o envelhecimento ativo ao otimizar oportunidades para saúde, participação e segurança, aumentando a qualidade de vida. Em termos práticos, o município adapta suas estruturas e serviços para que estes sejam acessíveis e promovam a inclusão de idosos com diferentes necessidades e graus de capacidade.
Além da discussão desses dois temas, no congresso também haverá uma prestação de contas do que a Prefeitura vem fazendo para a população, apresentação de alguns bairros que estão trabalhando para tornar-se “amigos dos idosos” e casos contatos pelos próprios moradores.
SERVIÇO
Evento: 1º Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo – Cidade Amiga dos Idosos
Data: 1/10/2011
Horário: 9h às 17h
Local: Câmara Municipal de São Paulo Salão Nobre (Viaduto Jacareí, 100, 8º andar)
(30/09/2011 – 12h20)