RenattodSousa
Evento contou com a participação de representantes da Prefeitura Municipal, do Fórum Hip-Hop e do Núcleo Cultural Força Ativa |
A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta segunda-feira a abertura da 3ª Semana do Hip-Hop, evento dedicado à divulgação da cultura produzida na periferia. A solenidade contou com a participação de representantes do Fórum Hip-Hop, do Núcleo Cultural Força Ativa e dos secretários municipais Carlos Augusto Calil, da pasta da Cultura, e Francisco Itálico Buonafina, da Participação e Parceria.
Segundo Buonafina, a semana organizada pela Prefeitura e pelo Fórum Municipal Hip-Hop é o pontapé inicial para a integração da cultura da periferia no calendário oficial da capital paulista. Por ser um movimento cultural que envolve o grafite, a música e a dança, o hip-hop tem se transformado em fonte de renda para diversas famílias nas periferias. É um movimento importantíssimo para o resgate da cidadania e da autoestima da juventude marginalizada, avaliou o secretário.
Para Calil, o movimento hip-hop não é apenas uma expressão artística, mas uma demonstração de talento ancorada em reivindicações sociais. É fato que a relação do movimento com o poder público já esteve melhor, mas esse evento é uma prova de que a Prefeitura está atenta às reivindicações da periferia e disposta a ajudar no que for possível para contribuir com o resgate desses jovens, disse o secretário municipal de Cultura.
Presente ao evento, o vereador Netinho de Paula destacou a relevância do Hip Hop como manifestação social da população da periferia. Hip Hop não é só música. Trata-se de um movimento importante e que expõe todas as realidades, dificuldades e reivindicações por parte da população mais carente. Há uma questão importante para o Hip Hop discutir: o empoderamento. O Hip Hop tem dificuldade em falar de dinheiro, poucos artistas se profissionalizam e são obrigados a ter outros trabalhos e exercitar sua arte apenas como um bico. Eu peço ao movimento, que tem o mérito de realizar essa semana, que estimule o empoderamento do movimento, que isso não termine nesse debate”.
A semana do Hip-Hop São Paulo vai até o dia 19 de março e terá vários eventos públicos espalhados pela cidade. Além de debates, haverá apresentações de música, dança e grafite, além de oficinas em escolas públicas de diversas regiões da cidade. A programação completa do evento pode ser acessada pelo blog: http://www.forumhiphopeopoderpublico.blogspot.com/