pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara recebe conferência sobre Economia Criativa em São Paulo

Por: - DA REDAÇÃO

20 de agosto de 2015 - 14:33

Categorias

A Câmara Municipal de São Paulo receberá na próxima terça-feira (25/8) a Conferência Municipal dos Distritos Criativos. O evento, aberto ao público, tem como objetivo discutir modelos de negócio ou gestão que ajudem a gerar trabalho e renda.

O encontro terá palestras, apresentação de cases da Economia Criativa e espaço para perguntas e debates. Entre os convidados, estará o diretor do Nesta (Fundo Nacional para Ciência, Tecnologia e Artes do Reino Unido), Geoff Mulgan. Ele foi chefe de política do gabinete do ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair e ex-diretor da Young Foundation, um dos principais centros para inovação social que combina pesquisa, criação de novos empreendimentos e projetos práticos.

Os vereadores Andrea Matarazzo (PSDB) e Nelo Rodolfo (PMDB), autor e coautor respectivamente, do Projeto de Lei (PL) 65/2015, para que seja instituído no município o programa de incentivo aos PEC (Polos de Economia Criativa), farão uma palestra durante a Conferência.

De acordo com a proposta em tramitação na Câmara, o objetivo do projeto é regulamentar os instrumentos de incentivo ao desenvolvimento dos PEC, também chamados de Distritos Criativos, instituídos no Plano Diretor Estratégico aprovado no ano passado pelos vereadores.

Para Matarazzo, que move a Economia Criativa é a criatividade e a inovação, portanto, o processo de criação é tão importante quanto o produto final, ou seja, uma cadeia produtiva baseada no conhecimento, capaz de produzir riqueza, gerar empregos e distribuir renda. “Cada vez mais, São Paulo se torna uma referência quando falamos em cidades criativas do mundo. Temos que urgentemente estruturar essa concepção por meio daquilo que a cidade tem de melhor, os seus profissionais, serviços, sua diversidade cultural, sua fertilidade para novas ideias e projetos, para fortalecer as iniciativas que vêm transformando São Paulo nessa referência”, explicou.

Serviço

Conferência Municipal dos Distritos Criativos

Data: 25 de agosto

Horário: 19h

Local: Viaduto Jacarei, 100, Bela Vista

 

Veja a programação completa da Conferência Municipal dos Distritos Criativos

18h30 – Abertura

18h40 – Políticas públicas para a economia criativa – Fabio Feldmann (Fabio Feldmann Consultores)

19h – “O que é Economia Criativa” – Lucas Foster (ProjectHub)

19h10 – Mini-cases: Patrimônio Cultural (André Sturm / MIS), Artes (Baixo Ribeiro / Choque Cultural), Mídia (Bruno Torturra / Fluxo), Criações Funcionais (Guto Requena / Estúdio Guto Requena)

19h50 – Rio Criativo – Marcos André Carvalho (Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro)

20h – Apresentação do Projeto de Lei “Distritos Criativos” (PL 65/2015) – Lucas Baruzzi (Câmara Municipal de São Paulo)

20h10 – Representantes do Poder Público – Vereador Andrea Matarazzo e Vereador Nelo Rodolfo

20h30 – Geoff Mulgan – Diretor Executivo da NESTA

21h – Perguntas e debates

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar