A Câmara Municipal recebeu nesta quinta-feira (11/8) o ato de lançamento do livro ‘A Luta Contra a Opressão da Mulher’, publicação organizada e apresentada pela socióloga Misa Boito. O ato ainda contou com um debate sobre o tema com a autora.
O livro tem como mote as questões de opressão da mulher do ponto de vista da luta das classes trabalhistas. A coletânea realizada por Misa Boito traz textos de Engels, Marx, Clara Zetkin, Trotsky, Rosa Luxemburgo, Lenin e Alexandra Kollontai.
No debate, Misa destacou como a publicação contribui para a discussão de melhores condições de trabalho e igualdade para as mulheres. “A principal ferramenta que ajuda a combater a opressão sofrida pelas mulheres tem a ver com o livro lançado hoje, é aquele que compreende que a opressão da mulher tem uma base material na sociedade. E a mesma base material é a que faz com que a classe possuidora dos grandes meios de produção oprima a classe que não tem outra coisa para vender, senão sua força de trabalho para ganhar o salário e sobreviver. Então, o principal instrumento é o que ajuda a classe trabalhadora a acabar com o sistema que oprime os homens e mulheres despossuídos de recursos”, afirmou.
A vereadora Juliana Cardoso (PT), proponente do evento, acredita que publicações como esta renovam as discussões e a luta em busca de direitos. “Essa é uma luta antiga, uma luta histórica que temos que cada vez mais avançar para ter a igualdade de direitos entre homens e mulheres”, disse.