RenattodSousa
A Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) inaugurou nesta segunda-feira (30) a exposição Os 80 anos do CPP contados em fotos. A mostra traz registros históricos que marcaram a trajetória do Centro do Professorado Paulista, entidade de classe que luta pela melhoria nas condições de trabalho dos professores da rede pública do Estado de São Paulo.
O presidente do CPP, professor José Maria Cancellieiro, disse que realizar esse evento na Câmara tem um sabor especial. A Câmara é o pilar e a casa do povo. Nada melhor do que fazermos essa solenidade aqui. É a nossa vida transformada em fotografia, mostrando que educação também se escreve com luta, e não só com giz na lousa, disse.
Formada por painéis, fotos e textos, a exposição ficará no 2° andar do Palácio Anchieta até a próxima sexta-feira (dia 3).
HISTÓRIA
No ano de 1930, preocupado com a falta de representatividade da categoria, um grupo de professores do serviço público do Estado de São Paulo decidiu organizar uma entidade que aglutinasse os educadores. A primeira reivindicação da entidade foi a equiparação dos vencimentos de todas as categorias de professores e o aumento progressivo dos salários para evitar o deslocamento do professor, fixando-o em sua escola.
Hoje, o CPP conta com mais de 120 mil associados e possui 90 sedes regionais espalhadas por todo o interior, além de 5 subsedes na capital.
(30/05/2011 18h40)