RenattodSousa
Médicos e pesquisadores estiveram na Câmara nesta quinta-feira para participar do 1° Encontro Municipal sobre HPV, evento de iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV) que teve como objetivo discutir e traçar um plano de divulgação sobre os problemas e a necessidade de tratamento da doença.
O HPV (papilomavírus humano) é um vírus comum que afeta tanto homens quanto mulheres. É considerado a principal doença sexualmente transmissível (DST) e a sua transmissão ocorre principalmente na relação sexual, no contato com a pele. Existem mais de 150 tipos e 13 deles são de alto risco e causam na mulher o câncer de colo de útero.
A iniciativa do vereador é extremamente importante. Existe uma divulgação em matérias e revistas populares, mas o conhecimento da população em geral sobre o tema ainda é muito escasso. O HPV causa uma das doenças mais sérias para as mulheres, que é o câncer de colo do útero. Como hoje há uma forma de prevenir muito eficiente, que é feito através de vacinas, eu diria que o vento é extremamente importante para divulgar, para falar do vírus e para dizer que há uma forma de controlar as doença s. Vamos tentar prevenir todas as moças antes que elas se infectem, disse a chefe do Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Tratamento Oncológico (CTO) do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.
Segundo o médico e vereador Gilberto Natalini, o HPV está se generalizando de forma perigosa na sociedade, tanto em homens como em mulheres, e outra doença grave causada pelo vírus é o câncer de laringe. É preciso que a gente tome atitudes de prevenção e promoção de saúde pública. Estamos trazendo especialistas para a Câmara para firmarmos um acordo entre todas as partes para que a gente possa sair com medidas de divulgação. Existe ainda a questão de colocar a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS), uma discussão antiga que queremos travar aqui novamente e levar para o poder público, disse.
Participaram do seminário a coordenadora do Programa Integral da Adolescência da Secretaria do Estado da Saúde, Albertina Duarte Takiuti, o coordenador do Núcleo de Programas Estratégicos NUPES da Secretaria Municipal da Saúde, Júlio José Máximo de Carvalho, a ginecologista do ambulatório de doenças sexualmente transmissíveis do Centro de Referência em DST/AIDS de São Paulo, Ariane de Castro Coelho, e a chefe do setor de patologia do trato genital e HPV da Santa Casa de São Paulo, Adriana Bittencourt Campaner.
(08/03/2012 – 21h10)