Paulo Adalberto
Até amanhã (30/4), quem passar pela Câmara Municipal de São Paulo poderá saber mais sobre o funcionamento do aparelho auditivo humano no orelhão instalado em frente ao Palácio Anchieta.
O equipamento mostra, de forma didática, as partes que formam a orelha, a vibração dos menores ossos do corpo (martelo, estribo e bigorna) e a condução do som a até o cérebro, além de tirar dúvidas sobre o assunto. No espaço, o público também poderá conferir o mapa sonoro local, que faz a medição de ruídos em tempo real.
A instalação faz parte das atividades da I Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, organizada pelo vereador Andrea Matarazzo (PSDB). Esta orelha humana está aqui para chamar a atenção da população sobre a saúde auditiva, explica Matarazzo, lembrando que o ruído urbano, principalmente nas grandes metrópoles, está entre as principais causas de perda auditiva.
A conferência acontece por ocasião do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, celebrado em 30 de abril, e contará com diversos painéis temáticos, com a presença de especialistas brasileiros e internacionais. A participação é aberta a todos os interessados e a programação completa pode ser conferida no site do evento. (Da redação)
(29/4/2014 – 12h07)