Foi realizada na noite desta segunda-feira (17/10) na Câmara Municipal de São Paulo uma palestra educativa sobre prevenção ao Câncer de Mama com objetivo de alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. A palestra faz parte da programação da campanha de incentivo ao combate ao câncer de mama, chamada Outubro Rosa.
O Outubro Rosa é um movimento popular realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama, e estimula a participação da população, empresas e entidades na divulgação de informações.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Controle ao Câncer (IBCC), atualmente quase 60 mil mulheres em todo Brasil são atingidas pela doença, registrando mais de 12 mil mortes por ano. Só na cidade de São Paulo são 6 mil novos casas a cada ano.
Segundo o diretor clínico e coordenador do IBCC, Marcelo Calil, campanhas como o Outubro Rosa contribuem muito para a conscientização e cura das mulheres. “De certa forma isso vem nos alertar quanto a uma doença, que é um câncer e que pode matar, mas que se detectado no início será tratada de forma adequada e conseguirá, sim, a cura. Portanto, o Outubro Rosa é uma campanha que tenta levar a conscientização, a prevenção e também o incentivo a pesquisas para detectar mais facilmente a doença e para tratar de forma mais adequada”, afirmou.
O vereador Eduardo Tuma (PSDB), proponente do evento, ressaltou a criação da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer de Mama e destacou o papel dessa nova frente, que irá buscar também a conscientização sobre a prevenção.
“A cura se dá também através da prevenção. Não só do tratamento, da quimioterapia. Mas principalmente do autoexame, que é preventivo. Quando se descobre no começo da doença, um tratamento rápido, não invasivo pode transformar esse cenário, que é tão ruim, num cenário um pouco melhor”, disse Tuma.
O evento ainda homenageou mulheres e instituições que se dedicam a campanhas de prevenção ao câncer de mama e ao tratamento de pacientes. Entre os homenageados, estava a radialista Soraya Costa, autora de vídeos de autoajuda divulgados na internet que são dedicados a mulheres acometidas pela doença.
Nos vídeos, Soraya, que é portadora de câncer de mama, compartilha seu tratamento de forma positiva, incentivando, dando dicas e esclarecendo duvidas. “Em todo processo eu sempre me mostrei muito feliz, alto astral, não para fazer tipo, mas porque sou uma pessoa prática. E ia dando dicas para pessoas, para elas terem outro tipo de pensamento. No início era para mim, e acabou sendo para os outros, porque quando você não tem ninguém na família [que teve câncer] você não sabe o que é. Então, as pessoas começam a assistir e ver que não é um bicho de sete cabeças. Eu me sinto como uma formiguinha no meio de tantas mulheres que estão fazendo trabalhos maravilhosos”, contou.
O vereador Tuma disse durante o evento que o laço rosa que simboliza o mês de prevenção estará presente no Plenário 1º de Maio durante o mês de outubro e representará o apoio da Câmara Municipal à campanha de prevenção.